TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Passo 1 Contabilidade

Casos: Etapa 3 Passo 1 Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação de informações econômicas, financeiras,físicas e de produtividade de empresas em geral. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada empresa, a avaliação da sua situação econômica e financeira, bem como fazer referências sobre suas tendências futuras.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

Estamos em uma era em que se está começando a reconhecer a importância do conhecimento contábil, com a evolução exige-se cada vez mais profissionais que atuem nessa área – e competentes – tornando assim o profissional desta área um pilar indispensável para o crescimento financeiro. Este fato por sí só já demonstra quão grande tem sido crescimento da contabilidade e seu desenvolvimento.

C )Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

sãotodas as pessoas que tenham interesse na avaliação de suasituação patrimonial .

Por exemplo, os acionistas de uma empresa, asinstituições financeiras, administradores em geral, enfim, todos que de alguma maneira buscam informações financeiras.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física como terrenos. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens são tudo o que possui valor econômico e possa ser convertido em dinheiro, classificam-se em: Bens Móveis como dinheiro, veículos e até animais. Bens Imóveis, como arvores, edifícios e terrenos. Bens Tangíveis, são os que podem ser tocados. Bens Intangíveis, bens imateriais que não são físicos como marcar, patentes. Chamado patrimônio bruto.

Direitos são os recursos que a empresa tem a receber. Pode ser, por exemplo, o valor que uma empresa ainda tenha a receber sobre uma venda. Fazem parte do patrimônio bruto. Exemplos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.

São obrigações dívidas, como valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Exemplo: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar e Fornecedores.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

Balanço Patrimonial tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos

Contas de resultadosão as contas que representam as receitas. Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes das receitas.Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar e empréstimos a pagar.

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

A demonstração dos resultados dos exercícios tem por finalidade ofereceruma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com