TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa I Contab Trib

Casos: Etapa I Contab Trib. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Artigo: Contabilidade Tributária Nas Empresas

Elenito Elias da Costa

Este é um artigo que fala sobre as empresas brasileiras que vêm passando por um momento delicado na economia devido ao aquecimento da economia, inserção das normas internacionais.

Segundo o autor, as adequações das novas tecnologias tributárias na contabilidade brasileira, que exigem maior transparência e controle interno das empresas. Com isso, muitos profissionais estão sentindo essa mudança que exige cada vez mais conhecimento e busca de informação para se mantenham atualizados.

Os gestores e profissionais da área devem sempre buscar informações sobre o real impacto tributário na precificação dos seus produtos. Conhecer os incentivos que podem minorar esses impactos, porém, essas alternativas geralmente são passíveis de riscos.

Contabilidade Tributária

Faz parte da contabilidade gerencial, mais voltada à identificação, tratamento e gerenciamentos dos tributos da empresa. O conhecimento dos tributos é essencial para o exercício dessa contabilidade, mesmo que as empresas sejam imunes ou isentos.

Com a adequação internacional na contabilidade brasileira, sem dúvidas, muitas empresas que não estão preparadas, pagarão por essa negligência de maneira violenta. Pequenas empresas serão especialmente afetadas, pois suas ações torpes serão facilmente identificadas e notificadas através de seus respectivos DARF’s suplementares.

PES – Planejamento Estratégico Sustentável

O PES representa um dos mais importantes instrumentos utilizados pela empresa, pois fornece ao empresário e seus gestores informações plausíveis de retorno de investimento. Ele retrata a realidade efetiva da empresa, que vai além dos números aparentes, auxiliando na tomada de decisões estratégicas mais adequadas.

A existência de uma empresa não é fruto de um trabalho isolado, mas sim, da interação com oambiente que as cercam, assim, chegamos à responsabilidade social, que segundo Chiavenato apud Young & Dos Santos (2002, p.6), “é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingirseus próprios interesses”.

Hoje em dia, exige-se das empresas uma gestão de negócios de forma socialmente responsável e ecologicamente correta, com mais ética nos negócios e nas atividades, porém, com isso surgem muitas dificuldades para atendersuas demandas e à responsabilidade social, como: recursos financeiros escassos e caros, além da elevada carga tributária.

A solução encontrada pelo governo e pelas empresas esta na utilização de incentivos fiscais e inclusão social, que correspondem a uma renúncia fiscal das autoridades para aplicação em projetos sociais, reduzindo, assim, os entraves burocráticos e favorecendo a quem de fato necessita.

Elenito Elias da Costa

Contador, Auditor, Analista Econômico e Financeiro.

Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC.

Professor Universitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com