TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Monografia

Exames: Etapas Monografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve ser iniciada com uma breve contextualização. Contextualizar é escrever sobre o assunto num aspecto mais geral e depois delimitar o tema que deseja desenvolver no trabalho. A escrita deve ser clara, objetiva e jamais na primeira pessoa. Leia sobre seu tema e anote as frases, ou ideias que deseja usar no trabalho para confirmar e embasar o que está investigando. Use referências (citações diretas e indiretas) no texto sempre que achar necessário; não há um critério de quantas referências se deve ter, mas use somente aquelas estritamente pertinentes, que terão o objetivo de confirmar ou confrontar o que está pesquisando com o que outros já pesquisaram.

É importante permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o cenário em que a pesquisa se insere. Uma estratégia interessante é redigir, nos primeiros parágrafos, os temas mais gerais para então, aos poucos, chegar ao tema principal. Na introdução deve ficar claro o problema a ser investigado, os objetivos da pesquisa e sua justificativa, a qual indicará a importância e a relevância em desenvolvê-la.

O último parágrafo da introdução deve descrever a estrutura da monografia. É neste ponto que se apresenta o que foi tratado em cada capítulo do documento.

2 DESENVOLVIMENTO

Em primeiro lugar, deve-se observar que ao iniciar um capítulo não é correto apresentar a primeira seção deste, sem antes, redigir ao menos um parágrafo explicativo sobre o capítulo.

2.1 Entendendo a Monografia

A palavra monografia pode ser definida como um estudo aprofundado de um determinado assunto e realizado a partir de uma sequência de metodologias. Todo o seu conteúdo discorre sobre um determinado tema que tem, como função direcionada, a uma questão específica de modo a inferir no conhecimento de um determinado grupo de pessoas. Acevedo e Nohara (2004) definem monografia como sendo pesquisas relacionadas à geração ou validação de conhecimento científico e, por isso, preocupam-se com fatos da realidade empírica, ou seja, tudo o que existe no universo e pode ser conhecido por meio da experiência. Segundo Marion, et al (2002), monografia é a arte de redigir cientificamente sobre um problema específico de determinado assunto. É um trabalho intelectual de um estudante que lê, levanta os dados, reflete e interpreta um tema específico. Marconi e Lakatos (2005) definem monografia como a descrição especial de determinada parte de uma ciência qualquer, trabalho escrito que trata especialmente de determinado ponto da ciência, da arte, da história, etc. Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo que obedece uma determinada metodologia.

Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos ou aspectos, dependendo dos fins a que se destina.

A monografia geralmente aborda um assunto específico de acordo com sua relevância, sendo elaborada de maneira sistemática e organizada, visando a uma melhor construção das idéias e conceitos expostos e construídos. A monografia se baseia em fatos ou ainda conceitos, devendo-se fundamentar o assunto de modo a que se obtenha uma coerência e relevância científica e/ou filosófica. Para tanto, a monografia necessita ser elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, que irão fundamentá-la ou ainda a partir de resultados práticos de pesquisa científica, como um modo de apresentação, racionalização e discussão dos mesmos.

2.2 Tipos de Monografias

Durante um curso de graduação, normalmente se produzem vários tipos de monografias. Serão exemplificados aqui três tipos principais: análise teórica, análise teóricoempírica e estudo de caso.

a) Análise teórica:

- Uma organização coerente de idéias, extraídas de uma pesquisa bibliográfica de alto nível;

- Análise crítica ou comparativa de uma obra, teoria ou modelo já existente, a partir de um esquema conceitual bem definido;

- Um trabalho inovador, com base em pesquisas exclusivamente bibliográficas;

- Apresentará dados referentes a pesquisas realizadas por outros autores e/ou publicadas pelo próprio autor da monografia.

b) Análise teórico-empírica:

- Análise interpretativa de dados primários em torno de um tema, com apoio bibliográfico;

- Teste de hipóteses, modelos ou teorias, a partir de dados primários e secundários;

- Um trabalho inovador, a partir de dados primários, com pesquisa de campo ou laboratoriais;

- Contém dados oriundos de pesquisas de campo ou de documentos originais com suas respectivas experimentações e comprovações (pesquisa).

c) Estudo de caso:

- Requer um estudo detalhado de um caso real, com definição e teste de hipótese(s) e uma fundamentação teórica.

2.3 Etapas da Monografia

Revisão de literatura

A revisão de literatura é a etapa do trabalho que permite que o autor se aprofunde sobre o objeto de estudo, e tem como conseqüência maior entendimento sobre o problema, bem como maior clareza para a formulação das hipóteses. Segundo Acevedo e Nohara (2004, p. 6):

[...] o pesquisador deve assegurar-se que abordou no texto os seguintes aspectos: 1) o que os estudos anteriormente relatam sobre esse fenômeno? 2) quais as teorias relacionadas a esse fenômeno? 3) quais as lacunas na literatura relacionadas ao fenômeno? 4) quais as escolhas metodológicas utilizadas para explorar o fenômeno? 5) quais as formas e os constructos, as variáveis e as definições operacionais utilizadas no trabalho?

A revisão bibliográfica não é lugar para opiniões sobre o objeto investigado.

No entanto, o capítulo da discussão é a seção recomendada para que o autor analise e interprete os dados. O desenvolvimento da argumentação pode ser organizado em capítulos que variam em função da natureza do assunto tratado e dos procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com