TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Do Advogado

Monografias: Etica Do Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

‘’O Advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais? Justifique’’

Resposta 1 –

Difere falta de ética de uma ética ruim, que é o que acontece nesse caso. Um profissional que tem como foco principal em sua profissão operar o direito, o utilizar e interpretar não pode de forma alguma dar tratamento diferenciado a seus clientes.

Por óbvio que alguns clientes terão um poder econômico maior que outros, mas considera-se falta grave tanto profissional como com o cliente levar isso em consideração.

No exercício de sua profissão cabe a ele ser justo, honesto e imparcial, ora, se o próprio advogado lhe dá um tratamento diferenciado que garantia terá de que resolverá o caso?!

Portanto tal falta deve ser denunciada junto ao conselho de ética da OAB e o advogado em questão ser devidamente penalizado. O cliente tem o direito de receber um tratamento igual e o profissional o dever de tratar todos de forma idêntica, assim já previa a Constituição: ‘’Todos são iguais perante a lei’’.

Resposta 2 –

O advogado que trata seu cliente de maneira diferenciada comete apenas falta de ética em certos casos.

Em contrariedade à ética só se configura se houver desleixo, preguiça, desinteresse, por parte dos operadores do Direito devido ao fato de se saber já de antemão que o pagamento por seus trabalhos serão de pequena garantia pois seu cliente ocupada uma camada social mais baixa da sociedade.

É certo e conhecido que o advogado não pode cobrar menos do que os valores estabelecidos pela OAB, fato que se enquadraria em captação de clientela, mas o advogado dentro de seus limites pode flexibilizar em pagamento de um cliente menos favorecido financeiramente.

O diferenciamento no trato do cliente deve apenas ser de caráter compreendido de maneira a melhor atender os serviços solicitados o seu máximo.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »