TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Do Advogado

Artigos Científicos: Etica Do Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Ética do Advogado

O Código de Ética e Disciplina do Advogado (artigos 8 a 24) dispõe sobre a relação de trabalho entre advogado e cliente que tende a ser pacífica e cordial, já que ambos têm interesses comuns envolvidos, as obrigações do advogado consistem em defender o cliente em juízo e orientá-lo com conselhos profissionais.Recomendar-lhe e orientar a conciliação é sempre uma opção a ser examinada em cada caso.

De acordo com a ministra Nancy Andrighi, da Terceira Turma do STJ, para que a relação entre advogado e cliente não seja fonte de prejuízo ou decepção para um deles, a boa-fé objetiva deve ser adotada como regra de conduta, pois tem a função de criar deveres laterais ou acessórios, que servem para integrar o contrato naquilo em que for omisso.

Essa relação de boa fé tem a função de evitar conflitos entre advogados e clientes que podem gerar transtornos para ambas as partes.

O advogado deve observar alguns pontos para ser bem sucedido e evitar situações como indesejadas, por exemplo:

Informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos de sua pretensão e das conseqüências que poderão surgir de seu caso,

Não negligenciar com casos assumidos

Evitar a perda de chance de ganho do cliente,

Não se utilizar de aproveitamento indevido,

Não se utilizar de mentira,

Sempre utilizar a prévia e indispensável combinação de honorários e a utilização de contrato de prestação de serviços, delimitando os poderes conferidos ao advogado etc.

O cotidiano das pessoas está repleto de relações jurídicas, Coisas simples como comprar uma caneta ou baixar uma música na internet são relações jurídicas, e,toda a relação jurídica envolve relacionamento entre pessoas, seja no tribunal, seja de uma forma comum e nesta questão muitos advogados esquecem que são empregados nessa relação e acabam perdendo o respeito pela pessoa que procurou seus serviços, Sendo assim, a confiança se torna algo essencial nesse tipo de relacionamento.

Contudo, muito mais do que seguir a letra fria da lei, é necessário que os profissionais do direito tenham consciência da sua importância na vida das pessoas e que pautem o exercício de suas atividades na ética e na justiça. E é imprescindível que, assim como se confia com muita cautela em um médico que pode salvar a sua vida, deve-se confiar em advogado que vai salvar sua causa.

“O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?”. Justificar sua resposta.

RESPOSTA ELAINE:

Depende do tipo de diferenciação que o advogado fizer, por exemplo: atender a clientes que lhes trazem maior ganho ou maior prestigio de forma mais intimista, oferecendo-lhes felicitações em datas especiais ,ou com horários diferenciados para se adequar ao cliente é totalmente valido, essa diferença só não pode chegar a maneira de tratar o caso com o juiz achando que um cliente não tão ativo seja menos importante ou que seu caso possa ser deixado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com