TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Etica E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 – passo 1

ATÉ QUE PONTO UM GESTOR DE PESSOAS PRECISA COMPREENDER A ÉTICA E SEUS PRINCÍPIOS COMO NORTEADOR DAS AÇÕES QUE O DIFERENCIAM NO MERCADO DE TRABALHO?

Nos dias de hoje as empresas estão focando a ética, influenciando diretamente seu RH.

Este departamento tem passado por varias alterações, a idéia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor vão alem.

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, e a Ética faz parte dessa nova estrutura.

Um dos grandes desafios dos gestores de pessoas é lidar com as mesmas, porque não se trata apenas do individuo isolado, trata-se com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que a ética e seus princípios estão diretamente ligados.

Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.

A formação do caráter ético da individuo tem influência familiar, das intuições de ensino e da sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar e aprimorá-lo nos padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor.

1

O QUE É ÉTICA?

Segundo Pierre Reverdy..."A ética é a estética de dentro."

Conforme Oscar Wilde ...”Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter.”

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego , e significa aquilo que pertence ao caráter. Busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano, e encontrar o melhor modo de conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

O QUE É MORAL?

Segundo Friedrich Nietzsche... "A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade."

Conforme Blaise Pascal... "A moral é a ciência por excelência; é a arte de viver bem e ser feliz."

É o fundamento da obediência as normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos. Deriva do latim, "relativo aos costumes".

O QUE É LEI?

Segundo Luc de Clapiers Vauvenarques..."As leis inúteis, enfraquecem as leis necessárias."

Conforme Cesare Beccaria..."Cada cidadão deve ter a convicção de poder fazer tudo o que não contraria as leis, sem temer outro inconveniente além daquele que pode resultar da ação da mesma."

Lei deriva do latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê", é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

QUAIS AS DIFERENÇAS ESEMALHANÇAS ENTRE SI (ÉTICA, MORAL E LEI)?

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e da Lei. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições. Tanto a Moral como a Lei baseiam-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

A Lei busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado, tendo uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.

Etapa 3 – passo 1

POR QUE A ÉTICA NOS NEGOCIOS?

É inegável a importância da ética no desenvolvimento das organizações, da postura que as empresas adotam para terem uma conduta ética e dos instrumentos de aplicação da ética nas empresas. Segundo Moreira (1999) o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral. Nash (1993) avalia que muitos empresários vêm resgatando os valores morais compreendidos pela conduta ética nos negócios: honestidade, justiça, respeito pelos outros, compromisso cumprido, confiabilidade, entre outros. A aplicação da ética nos negócios consiste num diferencial competitivo, que pode determinar a permanência da empresa no mercado.

Confiança e credibilidade serão os diferenciais nas relações de negócios no terceiro milênio. Realça a importância da ética, moral e valores a serem aplicados nos negócios em busca de um relacionamento de maior lealdade com cliente e fornecedores e ainda com empregadores e empregados, buscando um clima mais humano nessas relações.

Palavras chave: Ética; Ética nos negócios; Relações humanas.

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE UMA EMPRESA OBTÉM ATRAVÉS DA ÉTICA?

Existe uma preocupação demonstrada por empresários, consultores e estudiosos, que

percebem a conduta ética como um diferencial competitivo de atuação das empresas no

mercado, principalmente a longo prazo. Isso porque a empresa que age com ética em relação aos seus clientes, fornecedores, competidores e seu mercado, bem como, com investidores e empregados, governo e público em geral consegue criar e manter relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com