TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Politica E Sociedade

Casos: Etica Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  4.665 Palavras (19 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 19



Introdução:

Os textos a seguir conferem nossa visão sobre elementos primordias de economia, observaremos os conceitos de “Macroeconomia e Microeconomia”, bem como suas variáveis.Abordaremos tópicos essenciais que fazem parte do conjunto do universo economico do País e do mundo, tais como Inflação, Deflação, seus conceitos e considerações,as formas de pesquisas de dados economicos como as “amostragens,e por conseguinte ainda falaremos e desenvolveremos conceito da tríade “Etica, politica e sociedade”.Nossos conceitos foram obtidos através de artigos de conceituados economista, e também de nossa vivência diária como consumidor, público alvo,mercado,e outras variações em que nos encaixamos.

Segundo o site www.brasilescola.com o conceito de macroeconomia é a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia tem tambem como objetivo aumentar o nível de empregos, estabilizar preços, distribuir renda, crescer a economia.

A estrutura macroeconômica se compõe

de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada, bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Segundo ainda o site www.brasilescola.com, a microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma Empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela Empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção

se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

— INFLAÇÃO- é o aumento generalizado de preços de produtos, de bens e serviços num determinado país ou região durante um periodo, podemos citar o seguinte exemplo:

Num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra, Ou seja, com este exemplo citamos um dos males da inflação que é a diminuição o poder de compra, principalmente dos mais pobres, que não tem como ter uma renda extra para investir e formar uma garantia econômica futura.Ou seja, verificamos, que quem mais sofre com a Inflação é a classe trabalhadora, pois seus orçamentos ficam cada vez mais reduzidos até haver um reajuste compatível.

Há ainda males produzidos pela inflação á Economia de um país ou região, citamos também, o receio de investidores em potencial de impulsionar finaceiramente o país em questão, criando assim uma atmosfera de uma economia fortalecida.

Causas da Inflação:

- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

- Demanda por produto (aumento no consumo) maior do que a capacidade de

produção do país;

- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) e produtos em si.

No Brasil os orgãos que mendem os indices de inflação são:

IGP-Indice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas);

IPC-Indice de Preços ao Consumidor (Calculado pela FIPE- Fundação Instituto de Pesquisas Economicas);

INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (calculado pelo IBGE);

IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo (calculado pelo IBGE).

Utilizamos o exemplo da inflação Brasileira de 2012, que foi de 5,84% (medido pelo IPCA). Importante salientar que no ano citado o Banco Central Brasileiro instituiu uma meta de 4,5%, com margem de erro de 2(dois) pontos para mais ou para menos.

Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial:

A) Medidas Descritivas:

Medidas de tendencia central- A Estatística trabalha com diversas informações que são dispostas por meio de gráficos e tabelas e com diversos números que representam e caracterizam um determinado grupo. Dentre todas as informações, podemos retirar valores que representam de algum modo, todo o grupo. Esses valores são determinados de “valores de tendência central”. Entre estes valores temos a Moda. Moda é uma medida de tendência central, definida como o valor mais frequente de um grupo de valores.

Exemplo 1:

Os dados a seguir remetem à idade dos alunos de uma sala de aula.

12-11-13-12-12-12-11-10-13-13-12-13-11-12-12-12

Vejamos a quantidade de alunos para cada idade.

10 anos – 1 aluno

11 anos – 3 alunos

12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com