TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Politica E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Etica Politica E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 5

A Filosofia Moderna refletiu muito acerca da moralidade colocando-se a questão da diferenciação entre autonomia e heteronomia moral.

Considere:

I – Heteronomia é quando alguém concebe o que julga ser correto, com base na opinião alheia, ou age baseado na vontade de alguém que não seja ele próprio.

II – Heteronomia significa etimologicamente "seguir uma norma, ou lei, estabelecida por outro".

III – Autônomo é quem age de acordo com os preceitos próprios, ou seja, segundo o que é determinado por sua consciência moral.

IV – Ninguém é autônomo, pois a sociedade sempre nos obriga a fazer aquilo que a classe dominante elege como valor.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas

1 -

I, II e III.

2 -

II, III e IV.

3 -

III e IV.

4 -

I e IV>

Sua resposta

2 -

II, III e IV.

Questão 2

Nota: Não gerada

"– Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?". (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).

Considere:

I – O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.

II – O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.

III – No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.

IV – É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas

1 -

I, II e III.

2 -

II, III e IV.

3 -

I, II e IV.

4 -

I, III e IV.

Sua resposta

3 -

I, II e IV.

Questão 3

Nota: Não gerada

Leia a seguir um trecho do livro VII da República, onde Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna e a seguir e responda à questão.

"Logo que alguém soltasse um dos prisioneiros da caverna, e o forçasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoço para a entrada, a andar e a olhar para a luz; ao fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se alguém lhe afirmasse que até então ele só vira coisas vãs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e só agora veria de verdade, ao voltar-se para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forçassem com perguntas a dizer o que era? Não te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam?". (PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 318-319.)

Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.

I. O fundo da caverna, onde as sombras são projetadas, corresponde ao mundo inteligível, e representa o conhecimento do verdadeiro ser.

II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.

III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.

IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com