TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Contabilidade

Monografias: Evolucao Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  8.305 Palavras (34 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 34

A evolução da contabilidade e seus objetivos

Cézar Volnei Claudecir Bleil Aline Bonatto Camila Silva de Oliveira

Mauss Getúlio Zanatta Dos Santos

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

A contabilidade, como ciência social aplicada, precisa acompanhar as evoluções sociais e econômicas para exercer uma das suas principais funções: fornecer informações tempestivas, confiáveis e relevantes aos gestores e demais usuários. Para isso, faz-se necessário desenvolver estudos científicos na área contábil, tornando-se indispensável entender a origem da contabilidade, a sua evolução histórica e suas áreas de atuação. O estudo buscou verificar se a contabilidade acompanha as mudanças ambientais e evoluiu para atender as necessidades informacionais dos usuários e, também, apurar qual o estágio atual da contabilidade no Brasil. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica analisando artigos, dissertações e teses sobre a evolução da contabilidade e suas ramificações. Como resultado constatou-se que o Brasil não possui uma escola tipicamente brasileira, sendo assim, apoiou-se inicialmente na escola italiana e depois na norte-americana. Também verificou-se que a contabilidade evolui de acordo com as necessidades ambientais. Entretanto, destaca-se que existe pouca pesquisa em contabilidade no Brasil e, dessa forma, faz-se necessário uma ação conjunta entre governos, instituições de ensino, empresas, órgãos de representação contábil e da própria sociedade para buscar investir mais em estudos científicos na área.

Palavras-chave: Contabilidade. Evolução Histórica. Ramificações. Áreas de Atuação.

1 INTRODUÇÃO

A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.

Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, a contabilidade, em sua forma mais atual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais.

Neste sentido, objetiva-se com o presente estudo descrever a evolução da contabilidade ao longo de sua existência. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica para posicionar o leitor sobre o que já foi dito ou escrito sobre o objeto da pesquisa, bem como fundamentar as bases teóricas e conceituais para, a partir disso, tentar contribuir para o tema em questão. Constituiu-se, segundo Lakatos e Marconi (1999) num esforço paralelo de análise das informações, tentando discutir enfoques ou abordagens que possam contribuir nesses aspectos conceituais.

2

2 A TEORIA E A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade busca com apoio de embasamento teórico, criar, aprimorar e desenvolver métodos e modelos de gestão. A disciplina de Teoria de a Contabilidade objetiva desenvolver o senso crítico dos pesquisadores da área, embora tenha sido discutida e estudada a muito tempo, somente a partir de 1994, passou a ser exigida e integrada em todos os currículos dos cursos de ciências contábeis do Brasil (IUDÍCIBUS; MARION, 1999).

Iudícibus e Marion (1999, p. 19) explicam que “a introdução obrigatória dessa disciplina veio, sem dúvida, trazer enorme contribuição para a formação dos estudantes de graduação na área contábil”. Segundo os autores, isso ocorre pelo fato de que os profissionais contábeis se atêm muito à aplicação prática e pouco à teoria.

Muito tem sido discutido a respeito de como ensinar a contabilidade, como forma de atender às mais variadas necessidades e suprir, dessa forma, a crescente busca por profissionais capacitados e qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e competitivo. Esses profissionais devem aprofundar os aspectos teórico-contábeis para poder associar a teoria à prática, entendendo a contabilidade como uma ciência social aplicada, buscando conhecer a sua base conceitual, a suas metodologias e origens (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999).

A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade.

Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante. Historiadores remontam os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente a 4000 anos a.c. Entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas.

A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.

No Brasil, a contabilidade foi fortemente influenciada pela escola italiana, e evoluiu através da legislação fiscal, pois, segundo Iudícibus (2000), devido à inoperância das associações dos contadores o governo teve que tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com