TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aspectos Relevantes Da Epopeia De Sua Evolução

Monografias: Contabilidade Aspectos Relevantes Da Epopeia De Sua Evolução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 8

Contabilidade Aspectos Relevantes da Epopéia de sua Evolução

Referencia bibliográfica da Obra:

Sergio de Iudicibus

Professor Emérito da FEA/USP

Eliseu Martins

Professor Titular do Departamento de Contabilidade e Atuaria – FEA/ USP

L.Nelson Carvalho

Professor Doutor do Depto de Contabilidade de Ataria – FEA/USP

01.Introdução

A Contabilidade é uma ciência que produz conhecimentos essenciais na formação dos agentes que tomam as decisões nos mais diversos escalões, buscando dentro dos processos e dos acontecimentos dos fatos econômicos -financeiros e, segundo os paradigmas de uma metodologia específica, própria e potencializada pelo raciocínio cientifico.

Assim sendo, a pedra fundamental que sustenta e mantém a grande construção chamada “Contabilidade” pode ser definida como: contabilidade perseguindo, relatando e respeitando a essência dos acontecimentos econômicos que captura e mede.

A capacidade de capturar em primeiro momento as ocorrências dos eventos econômicos que geram alteração no estado de riqueza daquela, na seqüência de dar um preço e por ultimo fazer a comunicação dos efeitos dos fatos ocorridos.

Para que a contabilidade possa mensurar, dar um valor e expressar os efeitos toma emprestados alguns conceitos e princípios de outras disciplinas, tais como: do Direito, da Economia, da Matemática e da Ciência da Informação.

Através de um crescimento lento nasce a escrituração, na sua seqüência a Ciência Contábil e por ultimo a doutrina contábil.

Não podemos esquecer que a Contabilidade, como ciência, precisa buscar uma solução para as questões práticas na vida real das organizações e das entidades, servindo como instrumento de accountability, de avaliação da entidade e de seus gestores, da prestação de contas destes e como insumo básico para a tomada de decisões dos agentes econômicos, tanto interno quanto externos à entidade.

A urgência na procura de modelos que sirvam para a solução de problemas reais somente pode acelerar o desenvolvimento da Contabilidade

Podemos afirmar que a Contabilidade é um produto do Renascimento Italiano. As forças que conduziram a essa renovação do espírito humano foram ás mesmas que criaram a Contabilidade.

Na verdade, a Contabilidade como hoje a conhecemos (como sistema de escrituração e posteriormente de informação), pois suas formas mais rudimentares já se evidenciavam há muito mais tempo.

A Contabilidade, antes de ser considerada uma ciência, foi nos seus primórdios (lá nas cidades do norte da Itália, como: Gênova, Veneza, Pisa e Florença), um sistema completo de escrituração. O método das partidas dobradas escritas em 1494 pelo Frei Luca Pacioli, já era utilizado conforme registros datados de 1340 na cidade de Gênova.

02. Uma Gestão de Risco

A Contabilidade, com sistema de escrituração e como hoje a conhecemos, surgiu através do processo de interação e integração de um grande número de eventos, fatores históricos, com a participação de várias civilizações e vários povos, como exemplo: os Fenícios, Persas, Gregos, os antigos habitantes do Iraque e da Roma, tos foram e são importantes para explicar a fase embrionária da Contabilidade, antes da Renascença Italiana.

Houve uma grande influência dos árabes, de maneira geral, a partir do século VII que foram também influenciados pelos Indianos, trazendo o conceito de zero e de toda a lógica aritmética e algébrica, culminando com todo o sistema arábico. Inclusive foram os Árabes que escreveram em 1202, o Líder Abaci, um precursor dos livros de escrituração que estavam por vir, principalmente, da obra de Luca Pacioli.

Tivemos a invenção de uma vela triangular, vela italiana, que facilitou, por suas características técnicas, a área dos descobrimentos, muito importante para florescer da escrituração.

O trabalho publicado por pacioli enquadra com muita precisão, o método contábil como um dos capítulos de um livro de aritmética geometria e algébrica. Não há uma identificação de quem efetivamente inventou o método das partidas dobradas, mas não há duvidas que Pacioli emprestou um alto significado matemático.

Na época do aparecimento das partidas dobradas e, crê-se, até mesmo na época do Pacioli, ainda não se conhecia o conceito de número negativo. A partir daí houve surgimento de uma da força do método, representado pela figura da dualidade débito/crédito, ou seja, os escritores da época desenvolveram ao seu modo, uma espécie de nova teoria matemática com a figura do saldo devedor e credor para suprir o que faltava. O saldo devedor e credor não chocavam o conhecimento da época ainda que não aceitava a existência de valores negativos para representação de qualquer coisa concreta.

Assim sendo, vem a pergunta: O que é Contabilidade?

A maioria dos autores procura definir a Contabilidade pelo o que ela é, pelo que ela faz e realiza, mas tal definição peca por restringir as potencialidades desse campo de conhecimento.

De qualquer forma, do que foi tratado, ressalta, clara e cristalina, a ligação entre as necessidades prementes derivantes da atividade econômica e o desenvolvimento de respostas contábeis.

03. Contabilidade: Nasceu Gerencia ou Financeira?

È importante entender o que se conhece da evolução da Contabilidade, primeiro como sistema de escrituração, evoluindo lentamente, para o estado de ciência, faz meditar que o impulso inicial para seu surgimento tenha sido de natureza sócio-econômica ampla.

Praticamente é no século XIX que a Contabilidade, através de autores talentosos de vários países, não sem predecessores em épocas anteriores, assume uma roupagem científica, saindo do estreito âmbito da escrituração para a especulação de avaliação, com o enquadramento da Contabilidade com ciências, introdução dos raciocínios sobre custo de oportunidade risco, juros etc. Uma vez constituída a entidade se fazia necessário seguir a evolução do seu patrimônio.

À medida que foram aparecendo como conseqüência da evolução dos tempos e das organizações, os outros “players”, a Contabilidade foi se transformando, aos poucos de um engenhoso sistema de escrituração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com