TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Contabilidade

Artigo: Evolução Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

CARLOS RENATO AMORIM DE SOUZA

ELAINE GOMES DA SILVA

VENÂNCIO DA SILVA RODRIGUES

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE: SEUS AVANÇOS NO BRASIL E A HARMONIZAÇÃO COM AS NORMAS INTERNACIONAIS.

Ensaio Curto elaborado para fins de avaliação parcial para todas as Disciplinas, do curso de Ciências Contábeis, 5CCNA, da Faculdade Araguaia, sob a orientação do Professor João Ribeiro.

FACULDADE ARAGUAIA

GOIÂNIA/2013

CARLOS RENATO AMORIM DE SOUZA

ELAINE GOMES DA SILVA

VENÂNCIO DA SILVA RODRIGUES

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE: SEUS AVANÇOS NO BRASIL E A HARMONIZAÇÃO COM AS NORMAS INTERNACIONAIS.

FACULDADE ARAGUAIA

GOIÂNIA/2013

INTRODUÇÃO:

Desde que o ser humano começou a dominar as forças da natureza, ele começou a produzir produtos que viessem a suprir suas necessidades alimentares, de vestuário e de proteção. Produzia também, com o objetivo de comercializar e estocar visando o enriquecimento, assim, com o avanço da humanidade, surge nos primórdios da civilização à necessidade de contar e registrar estes bens.

No século XVIII, após o domínio da produção agrícola e com o desenvolvimento de técnicas primárias de engenharia, inicia-se na Inglaterra, o ciclo da revolução industrial. Com a mecanização dos sistemas de produção e o crescimento populacional, houve maior demanda de produtos e serviços, o que proporciona a produção em massa de bens manufaturados.

No século XV, os portugueses e os espanhóis, já haviam descoberto e começado a colonizar as Américas e o Brasil, então, quando a Inglaterra alcança um nível de produção capaz de suprir suas demandas internas, cria-se a necessidade de expandir seu comércio, visando dar vazão ao excesso de produção. Portanto, inicia-se unilateralmente, um mini processo de globalização.

Atualmente, o mundo encontra-se em pleno processo de globalização de sua economia, onde as empresas não restringem sua atuação apenas ao mercado de origem, elas suprem seus mercados internos e externos, seja por meio de exportação de mercadorias ou se fixando fisicamente em países que sejam de seus interesses.

Diante deste contexto, surge a dúvida: como estes acontecimentos puderam influenciar a necessidade da evolução da contabilidade no Brasil, e consequentemente, a necessidade de sua harmonização com as normas internacionais.

DESENVOLVIMENTO:

Alguns países da das Américas, como Brasil, México e Argentina, iniciaram seus processos de industrialização na época da segunda metade do século XX, porém, o início deste procedimento no Brasil deu-se ainda nos primeiros anos de 1930, momentos posteriores à crise financeira de 1929. Crise esta, que motivou a falência da economia baseada na produção de café, causando seu declínio. Verifica-se que a industrialização no Brasil não ocorreu em nível nacional, sendo a Região Sudeste a primeira a se desenvolver industrialmente.

Com o desenvolvimento industrial, denota-se grande incremento na utilização dos portos e das ferrovias, o que eram anteriormente usados apenas para o transporte do café produzido. Outro fator que ajudou no crescimento da indústria foi a grande quantidade de mão de obra estrangeira (italianos), que antes estava empregada na cultura do café. O Estado também foi de suma importância neste sentido, realizando investimentos na infraestrutura, como rodovias, energia elétrica, ferrovias, portos, dentre outros. Portanto, verifica-se que já nesta época, tem-se a necessidade de incrementar os meios contábeis, que foram introduzidos rudimentarmente pelos colonizadores. Assim, com a modernização dos meios de produção no país, cria-se a necessidade de também modernizar a contabilidade, visando mensurar estes bens e serviços que começavam a se desenvolver.

Em 19 e 20 de março de 2003, em Buenos Aires capital da Argentina, verificando-se o crescimento dos países Latino Americanos e Europeus, também focando o processo de globalização da economia bem como, a grande vantagem dos investidores, empresários, acionistas e analistas em contar com uma única linguagem contábil que fosse compreendida em todos os países, onde independentemente da língua falada, se tivesse um padrão único de comunicação de informação, deu-se uma reunião do grupo de especialistas contábeis, do Instituto Iberoamericano de Valores (compostos pela Costa Rica, Brasil, Chile, El Salvador, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Nesta reunião, foi debatida exaustivamente a harmonização das práticas contábeis que busca estabelecer e seguir um padrão de contabilização para os eventos e fatos contábeis, os quais permitiriam que as informações fossem o espelho da realidade atual possibilitando comparações padronizadas de suas empresas. Verifica-se que Contabilidade tem a necessidade de adequar-se, atendendo a demanda por informações, pois, uma empresa estrangeira sediada em território diferente do seu, não domina completamente a linguagem e práticas cotidianas do país em que esta se estabeleceu, assim, a falta destes conhecimentos pode ocasionar na dificuldade de entendimento e por que não dizer, na inibição de investidores.

Em função do irreversível processo de globalização da economia, e da quantidade de informações em tempo real devidos aos avanços tecnológicos, as economias locais encontram-se diante da urgente necessidade de desenvolvimento de novas técnicas contábeis, técnicas estas, que devem ser desenvolvidas de acordo com as normas do processo de harmonização e padronização internacionais, visando atender as demandas deste novo mundo globalizado. Verifica-se que o momento é de suma importância para o desenvolvimento destas técnicas contábeis, pois o processo está se desenvolvendo tanto na iniciativa privada como no setor público.

A Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com