TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Contabilidade Até A Era Contemporânea.

Trabalho Universitário: Evolução Da Contabilidade Até A Era Contemporânea.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste Trabalho mostraremos principal finalidade deste artigo, a evolução da contabilidade até a era contemporânea. No decorrer da evolução do pensamento contábil, observam-se pontos fundamentais que contribuíram para a efetivação das normas e práticas contábeis necessárias a uma melhor gestão e controle do patrimônio das organizações. Esses pontos fundamentais podem ser retratados através das primeiras ações decorrentes da arte de sobreviver do homem, fatos históricos globais, pensadores e estudiosos da Ciência Contábil, transformações econômicas e sociais como também as necessidades das organizações para se desenvolverem e se manterem num mercado cada vez mais globalizado e exigente.

Problema gerador da pesquisa

A evolução da contabilidade desde sua fase primitiva e rudimentar, até a época atual e informatizada.

Quais foram os objetivos

Objetivo Geral:

Evidenciar os principais marcos da evolução das ferramentas contábeis, desde os mais simples e primitivos até os mais atuais e complexos.

Objetivos Específicos:

• Mostrar-se os pioneiros da evolução das ciências contábeis;

• Apresentar os tipos de escola hoje existentes no mundo;

• Apresentar as invenções que contribuíram para o avanço da contabilidade.

Qual a metodologia utilizada

A pesquisa é base para a construção e aperfeiçoamento do conhecimento científico, ou seja, é a atividade básica da ciência. No entanto, para fazer pesquisa é necessário a utilização de procedimentos formais, técnicas e métodos científicos, que perpassam por várias fases, desde a definição do tema e objetivo até a satisfatória apresentação dos resultados.

Com o intuito de atender aos objetivos estabelecidos para este estudo foi empregada pesquisas descritivas e exploratórias para melhor entendimento. Pois a pesquisa descritiva pode ser caracterizada pelos fatos que foram observados no decorrer da evolução da Contabilidade ao serem analisados e interpretados pelo leitor, e com foco exploratório na obtenção de proporcionar uma visão geral sobre o tema relatado.

O estudo, quanto à abordagem do problema foi utilizado à pesquisa quantitativa pela expressão dos períodos da evolução da contabilidade que foi caracterizado em quatro momentos classificados como: Contabilidade do mundo antigo, Contabilidade do mundo medieval, Contabilidade do mundo moderno, Contabilidade do mundo científico e até a era Contemporânea.

Para atender quantos aos procedimentos técnicos a pesquisa se divide em bibliográfico e documental, pois a pesquisa bibliográfica pode ser vista como materiais que já foram elaborados, a pesquisa documental teve como instrumento principal relatos da bíblia que são ressalvados desde primórdios da civilização a utilização da contabilidade na vida do ser humano.

A pesquisa foi realizada na América Latina na obtenção de identificar a precisão de uma ferramenta que ajudassem a terem um controle melhor das ricas e de seus patrimônios que eram extraídas dos continentes explorados pelos senhores feudais. No qual essa ferramenta deu-se origem a contabilidade que nasceu na Itália berço da contabilidade, como foco principal a criação do método das partidas dobradas pelo criador Frei Luca Pacioli enfatizando que à teoria contábil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com