TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução histórica da contabilidade

Seminário: Evolução histórica da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  6.915 Palavras (28 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 28

Evolução Histórica da Contabilidade

A contabilidade existe desde a época que não existia moeda, matemática e escrita. Como por exemplo, na criação de ovelhas os pastores tinham que contabilizar seus rebanhos fazendo suas contas com auxilio de pedras, marcação em árvores e argilas onde contabilizavam seus acréscimos ou decréscimos dos rebanhos, isso por volta de 4.000 antes de Cristo.

Resultado positivo = Lucro.

Ao comparar o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, o pastor constata que houve um excedente de pedrinhas e isso representava que ele tinha sido bem sucedido naquele período.

Esta pode ser chamada a fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.

Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc.

Contabilidade despertando como ciência.

Somente em torno do século XV (com presença relevante no século XIII) é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional ou, até mesmo, de fase pré-científica da Contabilidade.

Do renascimento para a ciência.

A Contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico. No Brasil, até a década de 1960 era chamado de “guarda livros”. Todavia, com o milagre econômico na década de 1970, essa expressão desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho.

O frade franciscano.

O principal marco deste período foi à primeira literatura contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa/efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.

A obra de Pacioli pode muito bem ser vista como início do pensamento científico da Contabilidade.

Como tudo começou.

A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial.

No século XIII é que os números indo- arábicos (0, 1, 2, 3,...) vieram substituir o sistema greco-romano (I, II, III, IV,...).

O cenário atual da Contabilidade.

O mundo contábil volta sua atenção para os Estados Unidos, principalmente a partir de 1920, dando origem ao que alguns chamam de Escola contábil Norte Americana.

Não podemos esquecer, também, que os Estados Unidos herdaram da Inglaterra uma excelente tradição no campo da auditoria, criando lá sólidas raízes.

O início do século XX presenciou a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a italiana) e a ascensão da chamada Escola Norte- americana no mundo contábil.

Origem do Balanço.

Pode-se afirmar, com certa segurança, que a origem do campo de conhecimento que mais tarde se consubstanciaria como Contabilidade situa-se, como já vimos, em torno de 4.000 a.C. alguns historiadores fazem remontar ha bem antes, por volta do sexto milênio a.C.

Na verdade, não se pode falar em Contabilidade, sem a invenção da escrita e, dentro dela, da habilidade de contar, ou seja, antes das primeiras manifestações da capacidade matemática do ser humano.

Outro fator que impulsionou enormemente o progresso das formas rudimentares de Contabilidade é o aparecimento da moeda (em outra função), como base de troca, por volta aproximadamente do ano 2.000 a.C.

Balanço

O resultado dos períodos, possivelmente, era computado por diferença entre os patrimônios líquidos (riqueza líquida) em datas distintas, sem grande preocupação em identificar as causas da variação.

A forma sistêmica de registro que, em sua fase final produzira as demonstrações contábeis, somente apareceria mais tarde, de forma desconexa e episódica, até o advento das partidas dobradas e dos processos de escrituração.

Assim, de certa forma, pode-se dizer que as demonstrações contábeis finais nasceram antes dos processos de registro sistemático, que hoje, lhes tem procedência no tempo.

Início da era moderna na Contabilidade – o tratado de Luca Pacioli.

Frei Franciscano.

Luca Pacioli publicou, em Veneza, a Summa de aritmética, geometria, proportioni et proportionalita. Em 1494, texto no qual se distingue para a história da Contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, talvez a primeira exposição sistemática e completa dos procedimentos contábeis a partidas dobradas de que se tem notícia.

Antes do trabalho de Pacioli ressaltamos outros autores que tiveram grande importância como precursores de seu trabalho.

Destacamos os seguintes:

1202 – Leonardo Fibinacci

1340 – Francisco di Balduccio Pegolotti

1458 – Benedetto Cotrugli.

Correntes europeias recentes.

O século XX é ainda mais profícuo no surgimento de grandes autores e doutrinas contábeis, já que Besta havia deixado uma base muito sólida, encerrando o século XIX e abrindo o XX.

Correntes americanas recentes.

Nos Estados Unidos aparecem Hatfield, Paton, Littleton, Moonitz, Anthony, horngren, Edwards e Bell, apenas para ficarmos com alguns dos autores que marcaram a primeira metade do século XX com suas obras de grande impacto.

Contabilidade no Brasil.

S.A. no Brasil.

Nossa legislação contábil, no que se refere às demonstrações contábeis que devem ser publicadas todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das mais aperfeiçoadas do mundo. Recentemente tivemos as leis n.º 11.698/07 e 11.941/09 versando sobre as sociedades anônimas e empresa de grande porte.

Entidades contábeis

As entidades mais atuantes no campo contábil tem sido tradicionalmente, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade, o ABRACON – Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM – Comissão de valores imobiliários, que assinam talvez os melhores pronunciamentos e contribuições mais importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com