TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Cap 7

Pesquisas Acadêmicas: Exercicios Cap 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  4.229 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS CAPÍTULO 07

1) Como a estrutura organizacional afeta os cargos de uma organização?

Os cargos de uma organização são totalmente moldados de acordo com a estrutura organizacional. Todo o desenho organizacional é que vai dizer como esses cargos serão distribuídos, a especialização dos cargos, por tanto, se a estrutura da organização é rígida, consequentemente os cargos serão também permanentes e definidos, fechados, individualizados. Se esta for flexível, os cargos serão maleáveis, ajustáveis e abertos de acordo com a estrutura organizacional

2) Defina desenho de cargos?

Desenho de cargos é o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. O desenho de cargos envolve o conteúdo do cargo, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização. Desenho de cargo é a informação utilizada para estruturar e modificar os elementos, deveres e tarefas de determinados cargos. Cada cargo exige certas competências do seu ocupante para que seja bem desempenhado.

3) Explique o modelo tradicional de desenho de cargos e características?

O modelo tradicional Concentra-se em dois aspectos principais a determinação da melhor forma de executar as tarefas de um cargo e o uso de incentivos salariais para obter melhor adesão aos métodos de trabalho. Consiste em, quanto mais simples e repetitivas as tarefas, maior a eficiência do trabalhador, tratando-o e também a seu cargo como máquinas. Neste modelo cada ocupante relaciona-se somente a seu superior direto, programação e fluxo sequência do trabalho são de responsabilidade do superior.Um trabalhador que se enquadre neste modelo não se interessa nem é capaz de exercer auto direção e autocontrole, espera-se que ele se interesse pelo que faz mediante uma remuneração que deve ser de acordo com seu desempenho profissional, como se os cargos fossem perfeitos e não devessem ser modificados.

4) Descreva as cinco dimensões profundas e suas características?

1.Variedade: refere-se ao número e variedade de habilidades exigidas pelo cargo

2. Autonomia: refere-se ao grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho.

3.Significado das tarefas: refere-se ao conhecimento da influência que o cargo provoca em outras pessoas ou no trabalho organizacional.

4.Identidade com tarefa: refere-se ao grau que o cargo requer que a pessoa. Execute e complete uma unidade integral de trabalho.

5.Retroação: refere-se ao grau de informação de retorno que o ocupante recebe para avaliar e eficiência de seus esforços na produção de resultados.

5) Explique os seis conceitos implementadores no desenho de cargos?

Os conceitos implementadores são: tarefas combinadas, unidades naturais de trabalho, relações diretas com o cliente, carga vertical,retroação e grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com