TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicío Teoria Da Contabilidade

Artigos Científicos: Exercicío Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 01

1. Considerando que a Contabilidade surgiu dentro do estudo da matemática por que não é tratada como uma Ciência Exata ? O que voce entende como Ciência Social ?

R- A contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado ou modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado as variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido. Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos

2. Quais os traços característicos que são fundamentais nas Ciências Contábeis, como uma ciência que se ocupa com os fatos da natureza e da sociedade?

R- A racionalidade, que diz respeito a forma conceitual do conhecimento, e a objetividade, que diz respeito à concordância com a realidade.

3. Das afirmativas abaixo justifique se estão corretas ou incorretas:

a) A Contabilidade como um conhecimento científico, exige sempre formulações exatas e claras.

R- Correta, porque requer a verificação dos fatos antes de serem aceitos como verdadeiros

b) A Contabilidade condena o subjetivismo e só aceita como verdadeiro o que é confirmável, mediante verificação compatível como o método científico.

R- Correta, porque o subjetivismo ao invés de ampliar o conhecimento, ele diminui ou nega a racionalidade e a objetividade do conhecimento, Assim, a Contabilidade como ciência é caracterizada por um conjunto de conhecimento sistemático, racional e confirmado através da investigação

c) No tratamento de seu objeto de estudo, a Contabilidade utiliza fundamentalmente dois métodos: o racional e o experimental.

R- Correta. A Contabilidade utiliza fundamentalmente o método racional e o experimental. Através do método racional a Contabilidade emprega duas técnicas de raciocínio: a indução e a dedução. Já o método experimental parte de um fato ou fenômeno particular para, por meio de indução, estabelecer uma regra geral.

d) Baseada em leis e princípios, a Contabilidade não admite predições.

R- Errada, porque a Contabilidade aceita predições. A contabilidade pode sim antecipar situações futuras pelo fato de acompanhar as mudanças sociais e econômicas e até basear-se em fatos passados. Detectando-se falhas permite a correção ou deficiências, significa que, admite revisão e/ou aperfeiçoamento

4. Dentre os objetivos da Contabilidade, relacione aquela que a maioria dos autores cita como a mais correta, segundo Sérgio de Iudícibus, em Teoria da Contabilidade.

R- A maioria dos autores cita como a mais correta, que o objetivo da contabilidade é ser capaz e responsável pela apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário.

5. O que é mais importante para atingir o objetivo da Contabilidade: Prover os usuários de informações solicitadas ou estudar o Patrimônio da Entidade ? Justifique.

R- Segundo FAVERO (1997, P. 13) o mais importante para atingir o objetivo da contabilidade e prover os usuários das informações solicitadas, pois os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias.

6. Qual é o objeto e o objetivo da Contabilidade atualmente? A Contabilidade poderia ter como objeto uma pessoa física ? Explique.

R- Hoje constata-se que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidade definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas ou a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza, independentemente de sua finalidade, que pode ou não, incluir lucro e o seu objetivo e o fornecimento de informações econômicas para os vários usuários de forma que propiciem decisões racionais.

7. Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxos futuros (de caixa, de resultados ou de capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com