TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Sociologia

Ensaios: Exercício De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios

1)

Weber Durkheim

Função da sociologia Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos de cada fase do processo histórico da sociedade Explicar e encontrar soluções para a vida social

Fato social Não trabalha com esta categoria. Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo

Ação social Tem origem no indivíduo e é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais Não trabalha com essa categoria

Relação social O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada. Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade.

Instrumento de análise Método de reflexão, tipo ideal e indeterminismo histórico. Determinismo histórico, espécies sociais, objetividade e estatísticas.

Neutralidade Existe parcialidade na análise sociológica, mas a objetividade deve ser mantida. O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional

Indivíduo As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social. O indivíduo é condicionado pela sociedade

Sociedade Constitui um sistema de poder e é fruto do desenvolvimento histórico. É um organismo evolutivo, indiferente ao momento histórico.

2) Durkhein – a história é o processo universal de evolução da humanidade. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades históricas. Weber – a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades.

3) O método compreensivo baseia-se na interpretação do passado e na sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.

4) a) O sujeito não tinha motivação para o trabalho, assim sendo, queria trabalhar somente o suficiente para que suas necessidades fossem supridas. b) Existem alguns valores que levam a propensão ao trabalho, e o dever profissional na cultura capitalista é manifestado através deles.

5) Ele considera parte de suas conclusões como sendo provisórias porque existe sempre certa parcialidade na análise sociológica. O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo. Envolve sempre uma questão de qualidade, interpretação, subjetividade e compreensão.

Quando um cientista tem em mãos técnicas eficazes de análise ele constrói um pensamento que permite conceituar fenômeno e formações sociais e identificar na realidade observada nas manifestações.

Pág. 104

6) O espírito capitalista antes e após o surgimento das atividades mercantis e da indústria, estuda as diversas características das atividades econômicas.

7) Aplica na distinção que pode ser estabelecida, tornando-se a ação social efetiva dotada de sentido como um meio para alcançar um fim.

8) Aparece quando frisam que o melhor resultado é aquele que contém o que lhes interessam, mas que de modo algum é o único possível dentro da investigação do fenômeno histórico.

12) Os católicos estimulavam as atitudes comtemplativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com