TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício pós

Pesquisas Acadêmicas: Exercício pós. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

1) Weber atribuía ao Estado a capacidade de dominação, e dessa forma os indivíduos deveriam obedecer ao poder sem o contestar..Weber impunha ao Estado, aos seus serviços administrativos a função de legislar leis, e dessa forma poder obter um maior controle sobre os indivíduos. Este intelectual considerava que era necessário um Estado ter uma estrutura forte e organizada para que os indivíduos pudessem reconhecer a sua legitimidade e assim obedecer aos seus regulamentos específicos.

2) Norberto Bobbio destaca duas características distintivas do poder estatal: universalidade e inclusividade. Na Universalidade, as decisões tomadas pelo poder estatal afetam a todos, ou seja, refletem em toda a coletividade que o Estado representa. Já a Inclusividade se refere à interferência estatal no sistema social, ou seja, o Estado tem o poder de intervir na sociedade (encaminhando para fins determinados alguns grupos sociais) de acordo com o interesse público.

3) De acordo com Max Weber, o que caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade. Enquanto máfias e outras organizações armadas disputam entre si o controle sobre territórios e indivíduos pelo simples uso da força. O Estado se diferencia destas pela legitimidade com que se encontra investido para exercer, em última instância, a força física sobre os indivíduos.

4) A corrente liberal defende a não- intervenção estatal na economia, a propriedade privada, o lucro individual. Já a corrente marxista é o oposto e defende o término das desigualdades sociais, da exploração capitalista, uma sociedade onde todos são iguais

5) A teoria da mais-valia, formulada por Marx, revelou o segredo da exploração capitalista. Esta teoria ensina a classe operária e todos os trabalhadores dos países capitalistas a verem as verdadeiras causas das sua privações e dos seus males. Mostra que a opressão da classe operária e de todos os trabalhadores não resulta do acaso, do arbítrio dos capitalistas particulares mas de todo o sistema do capitalismo, da própria natureza das relações de produção capitalistas.

6) Estado Liberal, Estado de Bem-Estar-Social, Estado Socialista e Estado Neoliberal.

7) Esse termo se refere a um modelo ideal de serviço, onde o Estado assumiria a responsabilidade pela prestação de assistência para os seus cidadãos. Caracteriza o Estado do Bem Estar Social a intervenção do Estado por meio de políticas públicas no mercado a fim de assegurar aos seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. O Estado do Bem Estar Social (Walfare State) era uma política em que o Estado deveria intervir na economia para gerar emprego, saúde, educação, segurança, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com