TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Fundamentos De Economia

Trabalho Escolar: Exercícios De Fundamentos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”?

2) Assinale quais dos exemplos abaixo indicam o custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante:

3) Como os conceitos de “Custo de Oportunidade” e de “Curva de Possibilidades de Produção” (CPP) podem ser explicados a partir da necessidade de se escolher entre o emprego de diferentes fatores/recursos?

4) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si, qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

4.1) Mas, se X e Y forem bens substitutos, qual o efeito provocado na demanda de X quando o preço de Y diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

4.2) Sendo Z um bem inferior, qual o efeito provocado no seu consumo quando a renda disponível dos consumidores aumenta, dado que houve uma queda no preço de X, que é um bem normal

5) Entre os principais autores do Pensamento Econômico estão Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, Alfred Marshall e J. M. Keynes. A partir do que foi apresentado em nosso curso, apresente a principal contribuição de cada um destes autores?

6)Explique o que é um “sistema de Economia Mista” e como este se diferencia do Sistema Liberal e do Sistema Planificado?

7) Descreva as duas grandes áreas de estudo da Economia: MICROECONOMIA e MACROECONOMIA; destacando o objeto de estudo de cada uma.

8) Defina o comportamento dos agentes econômicos: Demanda e Oferta; e explique quais os fatores que os influenciam e qual o objetivo de cada um destes agentes econômicos no mercado, explicando o que vem a ser o “equilíbrio de mercado”?

9) Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

b) qual a diferença entre um bem ELÁSTICO e outro INELÁSTICO?

c) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

d) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores?

10) Nos últimos 20 anos no Brasil os preços dos bens e serviços tem aumentado, mas o consumo da população, também, tem aumentado, em média, acima do percentual de aumento dos preços. Isto significa que a Lei Geral da Demanda (LGD) está errada e não se aplica ao nosso país? Justifique a sua resposta com base nos Fundamentos da Economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com