TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de apostilas

Exam: Exercícios de apostilas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Exam  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Economia

Exercícios da Apostila

 Unidade 1

1) Por que a palavra economia deriva da palavra grega oikonomia?

R: Porque Oikos significa casa e Nomia significa Lei. Logo, o termo refere-se р administração do lar, de uma casa, por isso, utilizada para definir a administração de um Estado como a Economia.

2) Quais são os fatores de produção?

R: Capital, Terra, Recursos Humanos, Recursos Naturais, Tecnologia.

3) Quais são os problemas econômicos fundamentais? Explique-os:

R: O que produzir- Dentro das possibilidades existentes de produção eficientes devem ser escolhidos, de acordo com a tecnologia existente no país, a fim de diminuir custos e utilizar da melhor maneira os recursos disponíveis.

Para quem produzir- A sociedade também decide quais setores serão mais beneficiados e como seus membros participarão da distribuição dos resultados da sua produção.

 Unidade 2

1) O que significa a expressão trade off?

R: O termo Tradeoff refere-se justamente a máxima de que "nada é de graça", ou seja, significa que para cada escolha que se faz deve-se abrir mão de algo.

2) Por que os governos podem às vezes melhorar os resultados dos mercados?

R: Na busca pelo benefício individual, os agentes muitas vezes cometem as falhas de mercado, prejudicando outras parcelas da população; a acumulação de capital também não é equilibrada, ou seja, a renda não é distribuída igualitariamente, alguns poucos ganham e concentram muito enquanto a maioria fica com muito pouco. Para a garantia do direito de propriedade, para diminuir as falhas de mercado, o poder de mercado e promover uma maior igualdade, é fundamental que o governo atue com pontualidade nestes temas.

3) Por que há um trade off entre inflação e desemprego?

R: Em curto prazo, quando a quantidade de moeda em circulação aumenta, o consumo é maior, portanto, as empresas devem se ajustar para ofertarem as maiores quantidades de bens desejados pelos consumidores. Para aumentarem a capacidade produtiva, ou utilizarem a capacidade ociosa, as empresas devem aumentar a jornada de trabalho e contratar mais mão de obra.

O aumento da mão de obra provoca a diminuição do desemprego e os novos trabalhadores (antes desempregados) passam a ter renda e a fazer parte do público consumidor, logo, o consumo aumenta mais ainda e as empresasdevem produzir ainda mais.

 Unidade 3

1) Liste os tipos de bens apresentados na unidade:

R: Econômicos, Materiais, Não Materiais, Primários, Intermediários, De Capital, De Consumo Duráveis, De Consumo Não Duráveis.

2) Quais são os elementos básicos de um sistema econômico e como são constituídos?

R: O estoque de recursos produtivos- Os fatores de produção;

As empresas- Unidades de produção de bens e serviços, que geram emprego, renda, arrecadação;

As instituições - conjunto de instituições jurídicas, políticas, sociais e econômicas que formama base dos direitos e deveres dos participantes de um sistema econômico.

3) Quais são os sistemas econômicos? Como é a participação do Estado em cada um deles?

R: Capitalista - É um sistema regido pelas forças de mercado. Nele, os fatores de produção pertencem a iniciativa privada, que administra e controla o funcionamento da economia, da produção de bens e serviços, determina os métodos de emprego dos fatores de produção, controla os custos da produção e organiza a distribuição dos bens produzidos.

Socialista - Também conhecido como economia centralizada ou planificada, o sistema defende a organização de uma sociedade igualitária e livre das relações de exploração entre as classes sociais. Nele, há total intervenção do Estado na economia. O Estado é quem resolve os problemas econômicos, os métodos de emprego dos fatores de produção, os custos da produção, os preços dos produtos, a distribuição e o consumo. A propriedade dos fatores de produção é pública.

Economia Mista - Após algumas crises do sistema capitalista surgiram as idéias de economia mista, ou seja, uma certa intervenção do Estado na economia, porém, ainda com a predominância das forças de mercado na organização econômica. O Estado aparece para resolver as chamadas falhas de mercado e promover o emprego e a renda, através da injeção de dinheiro público na economia e da participação de empresas estatais no desenvolvimento e na infra-estrutura do país.

 Unidade 4

1) De acordo com o que foi estudado, marque a opção que melhor explica a seguinte pergunta: Por que a curva da demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com