TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALAR EM PÚBLICO

Monografias: FALAR EM PÚBLICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina claramente para que você vai falar: saber claramente o objetivo da sua apresentação é fundamental para escolher a mensagem correta e elaborar o discurso mais adequado. Para que o público entenda a sua mensagem, você deve conhecer bem o assunto.

2. Prepare a sua apresentação: além de conhecer o tema, você deve escolher uma forma organizada de apresentá-lo. Elabore uma exposição clara e simples que contenha uma introdução, os pontos que serão desenvolvidos e uma conclusão. Faça anotações que sirvam de apoio e eixo para o seu discurso. De acordo com o caso, você pode preparar um material gráfico ou audiovisual para enriquecer a apresentação. Nunca abuse desse recurso, porque você pode cansar o público.

3. Seja autêntico: use as suas melhores aptidões e os seus conhecimentos, sem tentar parecer o que não é. Se você contar uma história para descontrair o ambiente, escolha uma que você realmente ache divertida. Se você der um exemplo para esclarecer melhor a sua idéia, use um que seja interessante para você.

4. Dirija a sua imaginação positivamente: imagine que o público é formado por pessoas interessadas e agradáveis. Considere que você tem uma experiência valiosa para compartilhar e que os seus interlocutores estarão dispostos a conhecê-la.

5. Conheça os seus interlocutores: coloque-se no lugar deles e procure saber quais são as necessidades, inquietações, preocupações e os interesses deles. Assim, você poderá elaborar uma apresentação e assumir um papel que despertem atenção. Isso tornará mais simples manter o contato.

6. Controle a situação e o tempo: agradeça a quem lhe apresentou ao público (se for o caso). Depois, sorrindo, olhe para o público para estabelecer um vínculo (se for muito numeroso, você pode escolher duas ou três pessoas simpáticas e dirigir-se alternadamente a cada uma). Não comece imediatamente, como se estivesse com pressa de terminar. Use algum tempo para atrair a atenção do público. Lembre-se de que você decidirá quando começar, durante quanto tempo vai desenvolver a idéia e como vai concluir.

7. Relaxe e aproveite o momento: respire lentamente e sem esforço. Fale de maneira clara e simples. Não grite nem murmure, não fale correndo nem devagar demais. Se você cometer algum erro, sorria sem dissimular a situação, compartilhando o momento com o público. Siga a ordem das suas anotações e não estique a sua apresentação além do previsto. Lembre-se de que mais não é necessariamente melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com