TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FASES DA LUA

Artigo: FASES DA LUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar.

Assim como a Terra, a Lua também não permanece estática, realizando, portanto, alguns movimentos. Os três principais são o de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo), translação (deslocamento em torno do Sol) e revolução em torno da Terra.

http://www.escolakids.com/lua-satelite-da-terra.htm

É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua

a Lua encontra-se a cerca de 383 mil quilômetros de distância da Terra.

http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2012/12/determinando-distancia-entre-terra-e-lua.html

CURIOSIDADES SOBRE A LUA

DO QUE É FEITA A SUPERFICIE DA LUA?

A superfície lunar é basicamente constituída de rocha e recoberta por poeira fina. Os continentes são as regiões claras brilhantes, que podem ser vistas a olho nu da Terra.

PORQUE AS VEZES A LUA APARECE DE DIA?

A fase em que mais vemos nosso satélite durante o dia na quarto-crescente, quando 50% da sua superfície está iluminada para quem a vê da Terra. Neste período, ela nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite. Na fase nova, ela também fica suas 12 horas acima do horizonte durante o dia(das 06h às 18h). Contudo, como neste momento a posição da Lua é entre o Sol e a Terra, sua face voltada para o planeta não está iluminada, portanto, não a vemos, nem à noite nem de dia.

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR?

É um fenômeno que ocorre quando a terra fica entre o Sol e a Lua, e esta ultima é encontrada total ou parcialmente pela sombra do nosso planeta. Isso ocorre apenas na fase de Lua cheia e quando Lua, Terra e Sol estão quase alinhados.

A LUA DA TERRA TEM UM NOME PROPRIO?

O nome próprio do satélite da Terra é Lua, por isso deve ser escrito em maiúsculo.

http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/10-curiosidades-sobre-a-lua/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com