TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FENOMENOS DO TRANPORTE

Exames: FENOMENOS DO TRANPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Lei de Newton da Viscosidade

A Lei de Newton da Viscosidade diz que a relação entre a tensão de cisalhamento e o gradiente local de velocidade é definida através de uma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido. Assim, todos os fluidos que seguem este comportamento são denominados fluidos newtonianos.

Propriedades extensivas

Em física e química, propriedades extensivas são as propriedades de um sistema que dependem da massa da amostra podendo, portanto,ser dividida.

Propriedades intensivas

Em física e química, propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem da massa da amostra. Contudo, algumas das propriedades intensivas têm natureza estatística e só fazem sentido na escala de agregados. Não podem ser divididas.

Sistema

Em um sistema, existe uma quantidade de massa fixa, e esta é separada do ambiente pelas fronteiras do mesmo. Ou seja, não é possível adicionar ou subtraír massa do mesmo, não importando se as fronteiras são fixas ou móveis, a massa é separada do ambiente, mantendo-se constante. Existe a transferência de calor e trabalho através das fronteiras do sistema, mas não é transferida massa. Volume de Controle

Um volume de controle, de forma oposta ao sistema, é um volume definido no espaço. O escoamento do fluído se dá neste volume definido. O que define o volume em questão é a superfície de controle, ela pode ser física ou definida apenas conceitualmente.

Teorema de transporte de Reynolds

O Teorema do Transporte de Reynolds é o teorema fundamental utilizado na formulação das leis básicas da dinâmica dos fluidos, que são a equação da conservação de massa (ou equação da continuidade), as equações de conservação de quantidade de movimento e a equação de conservação de energia. Na Física e na Engenharia, estas leis são conhecidas, Seu propósito é fornecer uma ligação entre os conceitos ligados aos volumes de controles àqueles ligados a sistemas respectivamente, como: lei da conservação da massa, segunda lei de Newton e leis da Termodinâmica

Regime variado

no qual os diversos pontos de uma mesma trajetória não apresentam constância da velocidade num intervalo de tempo considerado. Este escoamento ocorre, por exemplo, nas correntes convergentes, originárias de orifícios (um exemplo seriam esguichos de chuveiro, paralelos, além laminares mas em aceleração em direção ao solo) e nas correntes de seção (as seções mais externas de um fluxo numa tubulação, a medida que o fluxo total avança, perdem velocidade no tempo).

Regime permanente

no qual a velocidade e a pressão num determinado ponto, não variam com o tempo. A velocidade e a pressão podem variar de um ponto para outro do fluxo, mas se mantêm constantes em cada ponto imóvel do espaço, em qualquer momento do tempo, fazendo a pressão e a velocidade em um ponto serem funções das coordenadas do ponto e não dependentes do tempo. No escoamento permanente a corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com