TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA Experiência

Exam: FISICA Experiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Exam  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

1. Experimento:

Para a seguinte força de movimento usado no cabo de guerra foram escolhidos dois corpos, um da cada equipe azul de maior força e um da equipe vermelha de menor força.

Corpo Azul: F= 100N

Corpo Vermelho: F= 50N

Duas forças resultantes vão concorrer para descobrir qual apresenta maior força. Lembrando que forças concorrentes apresentam a resultante a partir da diferença entre a resultante maior menos a resultante menor:

Soma Das Forças: R1 – R2

Soma Das Forças: (100N) – (50N) = 50N.

2. Experimento:

Se deslizarmos ou tentarmos deslizar um corpo sobre uma superfície o movimento será dificultado pelo contato entre o corpo e a superfície. Vamos supor que a resistência ao movimento é devida a uma única força F, denominada força de atrito. A força tem sentido contrario ao movimento e é paralela á superfície.

A força de atrito deve-se à existência de rugosidades na superfície de contato do objeto com o solo. Essas rugosidades são elas que dificultam o movimento.

Isto ocorre porque a força ficou maior do que a força de atrito estático. Quando a menina estiver se movendo existirá também uma força de atrito chamada de força de atrito cinético.

M= 40 kg

Força de Atrito= 100N

Força Aplicada= 243N

Soma das Forças= 143N

Direção:

As forças de atrito resultantes do contato entre os dois corpos sólidos são forças tangenciais a superfície de contato. No exemplo acima, a direção da força de atrito é dada pela direção horizontal.

Sentido:

A força de atrito tende sempre a se opor ao movimento relativo das superfícies em contato. Assim, o sentido da força de atrito é sempre o sentido contrario ao movimento relativo das superfícies.

Módulo:

Sobre o módulo da força de atrito cabem aqui alguns esclarecimentos: enquanto a força que empurra a menina for pequena, o valor do módulo da força de atrito é igual à força que empurra a menina. Ela anula o efeito da força aplicada. Uma vez iniciado o movimento, o módulo da força de atrito é proporcional à força de reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com