TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA - PROTOCOLO DE BRUCE

Monografias: FISIOLOGIA - PROTOCOLO DE BRUCE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 9

LABORATÓRIO 1 – PROTOCOLO DE BRUCE

o Questões a serem respondidas na análise.

1) Descreva o protocolo de Bruce (tempos, cargas %, velocidade). Descreva o valor de FC min-min/Lac 3mim cada.

2) Descreva o débito e defict de O². Em qual momento aconteceu?

3) Descreve o conceito de limiar anaeróbio (L.A). Em qual momento ocorre o L.A?

4) Calcule o VO² max / min-min. – fazer em sala de aula.

5) Calcule o gasto energético. – fazer em sala de aula.

6) O que é coeficiente respiratório (R). Calcule o R min-min. – fazer o calculo em sala de aula.

INTRODUÇÃO

A aplicação prática foi realizada por dois alunos da turma de Educação Física, quinto período noturno, bacharelado. Eles foram submetidos ao teste no qual deveriam correr até o momento em qual pudessem suportar, aplicado em uma esteira que se adaptava, conforme o tempo, em uma nova inclinação e velocidade, aumentando a cada três minutos e consequentemente elevando a dificuldade do teste.

INDIVIDUO 1

GRÁFICO E DADOS

MINUTOS FC /min LACTATO /3min INCLINAÇÃO (%) VELOCIDADE (MPH)

FC/LAC - INICIAL 110 3,9

1min 129 x 10 2,7km/h

2min 138 x 10 2,7km/h

3min 140 7,2 12 4,0km/h

4min 152 x 12 4,0km/h

5min 159 x 12 4,0km/h

6min 166 3,9 14 5,5km/h

7min 173 x 14 5,5km/h

8min 183 x 14 5,5km/h

9min 190 6,2 16 6,8km/h

FC LAC

APÓS 5min DE RECUPERAÇÃO - 144 3,3

RESPOSTAS:

1- Com a análise dos dados coletados durante a intervenção, podemos chegar a certas conclusões. A frequência cardíaca teve um aumento gradativo e significativo com o passar dos minutos, com uma FC inicial de 110bpm e final de 190bpm em um total de 9 minutos de exercício percebe-se facilmente que o indivíduo não é e nem foi treinado para esse exercício com caráter submáximo. Obviamente a frequência aumentou conforme aumentaram velocidade e inclinação. O sistema oxidativo foi predominante durante toda a atividade, como podemos observar no gráfico acima ocorreu um linear anaeróbio, pelo fato que a atividade teve um inicio leve, porém foi sendo dificultada, com velocidade e inclinação a cada três minutos, sendo assim uma atividade com progressão de cargas. Alguns fatores influenciaram nestes resultados, além da individualidade biológica a duração e a intensidade, como era uma atividade progressiva, devida a baixa duração a intensidade consequentemente não foi alta. Entre os minutos dois e três, o aumento não foi tão significativo, concluo assim que neste momento o sistema ATP-PC/Glicolitico (anaeróbio) foi utilizado como fonte de energia – quebra de platô-, utilizado em tão pouco tempo, devido à falta de treinamento do individuo. A FC de recuperação, após cinco minutos foi de 144bpm ouve uma recuperação, porém, não satisfatória comparada à duração do exercício, mostrando a falta de treinamento, ou ainda que o sujeito estivesse sobre um efeito externo, tabaco, álcool, já ter praticado exercícios a menos de 24hrs, entre outros fatores. Com a análise de lactato, podemos observar o seu aumento significativo exatamente no terceiro minuto (7.2) o que nos leva a concluir que neste momento o sistema Glicolitoco(anaeróbio) foi utilizado com predominância,além do ATP-PC. Seu lactato inicial apontou 3,9 e o final 3,3, ou seja, o Ciclo de Cori não foi efetivo, e a recuperação não será satisfatória. Em um atleta de desempenho se isso for detectado e persistir por um período de três semanas, por exemplo, ele poderá estar entrando em Over training, assim sua programação de treinamentos deverá ser vista e replanejada, com uma carga, duração e intensidade adequadas.

2- Definimos como: Déficit de oxigênio – dificuldade de consumo de oxigênio no inicio de exercício. E Débito de Oxigênio ou EPOC como, Efeito do consumo de oxigênio pós-exercício, tem como funções principais: Recuperação de O² no coração e músculo – Recupera Substratos – Remoção de Acido lático – Manutenção de Temperatura. O déficit foi mínimo devido ao estado estável que foi atingido rapidamente (como observado entre os minutos um e três) justamente pela baixa dificuldade/duração/intensidade do exercício e por ter uma predominância aeróbia. O Débito ocorreu pós exercício, neste caso foi baixo pois a exigência não foi significativa.

3- O Limiar anaeróbio ocorre em atividades progressivas, à intensidade aumenta juntamente com a duração, ou seja, também neste nosso caso, tem um caráter primário de exercício leve (oxidativo) partindo para um segundo momento mais intenso de caráter (anaeróbio) devido às demandas de substratos necessários para a realização do exercício. Observa-se o limiar anaeróbio do primeiro ao terceiro minutos, momento em qual á uma quebra de limiar e neste momento se é utilizado com predominância o sistema glicolitico(maior acumulo de lactato), após o quarto minuto a atividade ganha um caráter aeróbio (oxidativo). Isso ocorreu cedo, pelo fato do individuo não ser treinado para este tipo de atividade.

4- .

5- .

6- Segundo Diener J.R.C. (1997). Quociente respiratório (QR) quantifica a utilização de substratos, como carboidrato, proteína e lipídio pelo organismo. É medido por meio da calorimetria indireta (CI). A CI mede a produção de energia a partir das trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, sendo calculado a partir dos equivalentes calóricos do oxigênio (O2) consumido e do gás carbônico (CO2) produzido. Como assume-se que todo o oxigênio consumido é utilizado para oxidar os substratos energéticos e que todo o gás carbônico produzido é eliminado pela respiração, é possível calcular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com