TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Pesquisas Acadêmicas: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHOINTERDISCILINARDIRIGIDO II

INSTITUTOPOLITÉCNICO– Centro Universitário UNA

ENERGIA EÓLICA RESIDENCIAL ALIADA A ECONOMIA DE ENERGIA CONVENCIONAL

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

Autores: Allan Carvalho de Siqueira, Hillairy Luiza Silveira Nogueira, Lays Souza Miranda, Lucca Americano da Silva, Nasra Silva Crivellari, Vilmar Rodrigues Junior.

Professor TIDIROrientador: Elida Jussara da Costa

Professores Co-orientadores: Fischer Stefan Meira, Ive Silvestre de Almeida, Warley Leal de Souza.

1. TEMA:INTRODUÇÃOACIÊNCIA

2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

3. IDENTIFICAÇAODOPROBLEMA

A energia elétrica é algo necessário para o desenvolvimento da sociedadee para o crescimento econômico de um país. Nos últimos anos temos visto a escassez de recursos tradicionais para a geração de energia elétrica, como por exemplo, grandes períodos de estiagem, fazendo com que os reservatórios de hidrelétricas fiquem quase vazios, gerando racionamento de água. Diante de tal cenário, pesquisas têm sido realizadas a fim de amenizar a situação, gerando fontes alternativas de energia. A energia eólica de pequeno porte, ou residencial, tem sido utilizada como alternativa para composição à matriz energética do país. Algumas empresas brasileiras já estãoinvestindo em aerogeradores residenciais para funcionamento junto à rede elétrica.

4. OBJETIVO

Este trabalho apresenta uma forma sustentável de produção de energia eólica em residências,com armazenamento dessa produção, de modo que o consumidor possa reter essa energia produzida, para o próprio consumo em dias de pouco vento ou ser um fornecedor da rede convencional recebendo assim desconto na conta de energia elétrica proporcional ao excedente transferido para a rede pública.

Apresentara tecnologia da turbina eólica de eixo vertical mais adequada à geração de energia eólica em áreas urbanas por aceitar ventos em várias direções para seu funcionamento. Mostrar as vantagens e desvantagens da geração de energia eólica residencial.

5. REVISÃOBIBLIOGRÁFICA

Pensando em melhorar a questão de fornecimento e alimentação da rede elétrica, no dia 17/04/2012 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), criou o Sistema de Compensação de Energia, que permite que as distribuidoras usem a energia proveniente de pequenos geradores instalados em residências. A energia que não for usada pelo consumidor poderá ser transferida para a rede da distribuidora local gerando desconto proporcional ao transferido. Essa troca só vale para geradores que utilizam fontes incentivadas de energia e inclui microgeração de até 100 quilowatts de potência e minigeração de 100 quilowatts a 1 megawatt (ANEEL, 2012).

Como a frequência dos ventos é necessária para que a energia eólica seja gerada, os ventos irregulares dos centros urbanos sempre foi um desafio, pois os modelos de geradores eólicos já existentes exigiam ventos mais fortes e constantes. A turbina de eixo vertical potencializa o aproveitamento de ventos fracos e irregulares, muito comuns em centros urbanos. (ALTERNATIVA... 2013)

6. DESENVOLVIMENTODOTRABALHO

Este trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com