TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

Tese: FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

O pressuposto básico para tal técnica é que o mercado esta disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa, que, por sua vez, são calculados em cima de seus custos reais.

É necessário um calculo em cima dos custos, tendo em vista que, através dele, podemos pelo menos ter um parâmetro inicial ou padrão de referência para analises comparativas.

Além disso, diversas outras situações podem exigir a utilização dos procedimentos de formação de preços de venda a partir do custo como:

- estudos de engenharia e mercadologia para introdução de novos produtos;

- acompanhamento dos preços e custos dos produtos atuais;

- novas oportunidades de negócios;

- faturamento de produtos por encomenda;

- análise de preços de produtos de concorrentes etc.

Diante disso, vamos estudar as principais variantes da formação de preços de venda, bem como salientar aspectos operacionais de sua construção, dentro do sistema de informação contábil.

A formação de preços de venda a partir do custeio por absorção tomam-se como base os custos industriais por produto, e adicionam-se as taxas gerais de despesas administrativas e comerciais, despesas financeiras e margem desejada.

A formação de preços de venda a partir do custeio direito/ variável, em vez de se tomar como base o custo por absorção (equivalente ao custo da fábrica, que inclui tanto os custos direitos como os indiretos), o valor básico de referência para formar o preço de venda neste critério são os custos diretos ou variáveis, mais as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. Após isso, a margem a ser aplicada deverá cobrir, além da rentabilidade mínima almejada, também os custos e despesas fixas, que não foram alocados aos produtos.

A formação de preços de venda a partir dos custos de transformação, dependendo do valor dos itens comprados de terceiros, algumas empresas não requisitam, no preço de venda, absorção das despesas operacionais e margem de lucro dos valores desses materiais ou serviços adquiridos de terceiros, levando como base para formação dos preços de venda apenas os valores gastos a títulos de transformação do produto. A utilização dessa técnica tende a ser eventual, principalmente para pedidos especiais.

A formação de preços de venda a partir do mercado, leva em consideração a teoria da economia indica que indica que é através da oferta e procura que é feito o preço de venda de produtos no mercado, assumindo essa condição, praticamente seria desnecessário o calculo dos custos e subsequente a formação de preços de venda a partir dele. O que a empresa teria que fazer seria abalizar corretamente o preço de mercado do produto através do preço dos concorrentes.

Para obtenção do custo meta ou custo padrão é necessário um modelo decisório baseado em método de custeio que contemple todos os custos e despesas, nesse sentido o custo meta só é possível de se obter através do método de custeio integral ou pelo método de custeio ABC.

Diante disso, parte-se do preço de venda, deduz-se a margem mínima que a empresa quer obter, bem como os custos financeiros de financiamento da produção e os efeitos monetários sobre o capital de giro, e obtém-se o máximo que pode custar internamente tal produto para a empresa.

O valor percebido pelo consumidor em termos práticos dentro deste conceito, a empresa deve tentar definir o maior preço de venda para o seu produto, sabendo que seu cliente está disposto a pagar por este preço, pois a utilidade do produto para o cliente é suficiente para deixá-lo tranquilo no ato da compra. Dessa maneira a fixação do preço de venda através do valor percebido pelo consumidor é a criação do valor de mercado do produto ou serviço.

O multiplicador sobre os custos ( Mark-up) é uma metodologia para calcularem preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto. O conceito de Mark-up parte do pressuposto de que a base para diferenciação de preços de veda dos diversos produtos produzidos pela empresa é custo por absorção.

A partir do custo por absorção de cada produto, aplica-se um multiplicador de tal forma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com