TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORUM DE DIREITO AMBIENTAL

Casos: FORUM DE DIREITO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  352 Visualizações

Após análise do tema em debate, conclui-se que é sabido nos últimos anos, principalmente após a globalização, o equilíbrio entre o meio ambiente e a relação de consumo depende da harmonia entre apetite humano do consumismo de poder e consumo com o frágil meio ambiente.

A sociedade atual estabeleceu um paradigma onde o consumo se tornou sinônimo de felicidade e bem estar, até mesmo o prestigio e o status está diretamente interligado a capacidade de adquirir bens. Portanto consumir e acumular bens com ou sem necessidade, pois esse sistema esta plantado com raízes firmes no seio do paradigma capitalista.

A relação de consumo esta diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial as consequencias do consumo exagerado incentivado pelo espírito consumista entranhado pelo regime capitalista enraizado no seio da sociedade, gerando consequencias irreversíveis ao meio ambiente. A sociedade deve modificar urgente seu consumismo, mudando o paradigma que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Eis que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente. Os Estados devem buscar estratégias e instituir políticas que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e a fim de preservar o meio ambiente e incentivar a utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis. Pois todos tem o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado, que deve ser zelado através da conscientização das relações de consumo possibilitando o desenvolvimento sustentável.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com