TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho Universitário: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

MARCIO ROBERTO RIBEIRO CAPITELLI

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Cacoal/RO - 2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

MARCIO ROBERTO RIBEIRO CAPITELLI

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para aprovação do I Período nas disciplinas de Teoria Geral da Administração; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Orientadores Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.

Cacoal/RO- 2013

INTRODUÇÃO

No contexto social-político-econômico, organizações buscam se adequarem ao mundo moderno carregado de inovações. O tempo não mais corre e sim voa, são necessários criatividade, soluções rápidas e eficientes, bem como de baixo custo e alta produtividade, para que este mundo moderno não seja a causa pela qual se tone ineficaz e obsoleta. Neste processo de adequação e reengenharia, surge a figura do Administrador como peça fundamental da engrenagem humana necessária para colocar em prática tais inovações. Até porque é ele quem planeja, define, analisa, conduz e coordena todos o setores ou departamentos, a fim de que os objetivos sejam alcançados. Na maré destas inovações e evoluções necessárias à sobrevivência das organizações, surgem os freelancers, grupo distinto de profissionais que independem da hierarquia, das regras e procedimentos formais, criando seus próprios horários de trabalho, onde a flexibilidade de horário os permite trabalharem para mais de uma empresa ou organização, tendo os mesmos visão mais ampla de mercado, que os tornam até mesmo mais eficientes para desempenhar a liderança da informação.

PERGUNTAS E RESPOSTAS.

01 – Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

A nova perspectiva que a globalização trouxe ao mercado, fez com que a competitividade se tornasse uma questão praticamente diária às organizações, pois a rapidez com que as mudanças ocorrem exigem medidas e adequações à altura no que diz respeito ao tempo. Fazendo com que somente aqueles que inovarem com competência acompanhada de bons resultados sobrevivam. No contexto da história pode-se ressaltar o exemplo da IBM, que tornou-se referência mundial em inovação quanto a sua estrutura e organização interna, observando-se que não se trata somente da realização de projetos de mudança, mas sim, da predominância da perspectiva centrada na eficiência, que trouxe a então flexibilidade dentro das organizações, onde os freelancers desenvolvem uma forma de trabalho diferenciado e inteligente, criando uma nova forma de autonomia anteriormente restrita a burocracia organizacional. Na contramão do modelo burocrático que traz um sistema rígido carregado com excesso de normas e regulamentos, onde a liberdade praticamente inexiste, criatividade e iniciativa não são exigidas e pouco utilizadas, vem a flexibilização dos modelos de estrutura e gestão onde os freelancers atuam com liberdade, gerando qualidade através da iniciativa, criatividade e autonomia.

02 - Considerada como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão diferentes, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Devido a evolução tecnológica mundial, surge um conceito onde as redes sociais são utilizadas como modelo de produção colaborativo e auto organizado. A IBM tornou-se pioneira tanto do uso de redes sociais quanto de inovações na área de gestão, quando em 1991 uma crise a atingiu, trazendo uma nova visão do mercado mundial onde foram necessárias mudanças no processo de gestão de pessoas, que resultaram em ações que proporcionaram aos funcionários maior liberdade e flexibilidade, também no que diz respeito a idéias tais foram ouvidas e aplicadas quando comprovadas sua eficácia, diante disto a IBM chegou ao patamar de ter em seus quadros de trabalho 40% dos funcionários trabalhando fora do escritório ou da organização. FACEBOOK, atualmente o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários (IBOPE,2010). Tornou-se aberto a todos os usuários em 2006, sendo fato relevante ter sido a primeira rede social que abriu sua plataforma para que programadores ou simplesmente usuários com algum conhecimento em programação criassem aplicativos. GOOGLE, que é um site empresarial de ferramenta de buscas, de localização, fundada em 1998, onde contava apenas com seus dois fundadores, hoje conta mais de 30.000 funcionários em todo mundo, onde sua missão é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. A teoria clássica de Taylor que enfatiza a autoridade formal, a chefia dos níveis hierárquicos superiores sobre os inferiores que teve sua importância no século XIX, atualmente é vista com falhas, pois deixaram de atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com