TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Artigo: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A nova geração de profissionais que vem surgindo no mercado de trabalho, está chegando com pensamento de uma gestão aberta e flexível, muitos deles querem trabalhar em casa administrando seu próprio tempo. Esta prática que vem ganhando espaço nas organizações já é bem aceita por muitas empresas já a muito tempo, desta forma, a tendência de perfil dos novos profissionais vem de encontro com a necessidade dessas empresas. O Freelancer vem ganhando espaço e tomando conta de muitas vagas de trabalho, fazendo com que muito profissional mude seu pensamento e se adeque com o dia de hoje.

Questões propostas:

01 - A organização burocrática ainda se mantém e se manterá forte sendo nas pequenas, médias ou grandes empresas, pelo fato de sua necessidade conforme ao ramo de atividade que está sendo explorado onde à a necessidade de uma pessoa fazer aquele trabalho específico, mas mesmo assim a flexibilidade nas empresas vem se destacando sendo na contratação de empresas terceirizadas ou na contratação de freelancers para execução de determinadas tarefas que muitas vezes o executor não precisa nem estar dentro da empresa. As empresas de tecnologia e informática são grandes exemplos. Muito interessante é que as grandes empresas principalmente, estão se adaptando a mudando sua maneira de administração e se adequando gradativamente as necessidades dos dias de hoje deixando de lado as normas impessoais passando um pouco para sua competência e eficiência das pessoas, não exigindo apenas a especialização naquela função, mas se aperfeiçoando em outras. A criatividade do funcionário na execução de sua tarefa passa a ser entendida e aceita pela organização e inclusive aceitando que ele entenda a empresa como um todo, mas não somente a sua função. Essa nova visão de organização está deixando de lado o pensamento do salário no final do mês ou da semana não importando a quantidade de trabalho executado, mas com o seu pagamento total após a execução de determinado projeto ou tarefa que foi pré-determinado a ser feito.

Segundo Max Weber, “ As relações informais não tem razão de existir”, pois ele entende que o funcionário é uma peça de uma máquina que deve executar tão somente a tarefa que foi designado exatamente da maneira que foi instruído, porém, mesmo grande parte dessa teoria se mantendo até os dias atuais, as ditas relações informais acabam sendo necessárias para nossa atualidade pois as tarefas precisam ser executadas sempre com novidades e aperfeiçoamento de suas instruções com inovação e capacidade de sempre estar atualizado e especializado com a novidade daquele momento.

02 - O modelo tradicional de empregado começa a perder espaço para um novo conceito de trabalhadores, os Freelancers, que estão conquistando o mercado em expansão. Estes tipos de funcionários são cada vez mais procurados principalmente pelas grandes empresas americanas e brasileiras, por terem uma flexibilidade maior nos seus horários e significativo baixo custo, pois, na maioria das vezes não há vinculo formal entre esses profissionais e as empresas.

Como citado no texto a IBM grande empresa no ramo de tecnologia, é uma das empresas que mais contrata este tipo de profissional, no entanto não foi fácil incluir no seu quadro trabalhadores temporários, pois sofreu varias criticas quando resolveu trocar uma parte dos funcionários fixos por freelancers.

A liberdade de executar tarefas em casa e ou com horários flexíveis, tem cada vez mais atraído as gerações mais novas de trabalhadores, mesmo sabendo que este tipo de trabalho não é formalizado em carteira de trabalho ou sem nenhum vinculo empregatício.

Deste modo, é muito natural que as empresas dêem maior atenção a estes profissionais temporários em momentos de escassez e crises da mão-de-obra, pois é cada vez mais comum a adoção de freelancers na estrutura fixa dessas empresas.

Já o Google e facebook utilizam uma gestão não de contratação temporária cada um em sua casa, mas basea-se pequenas unidades de trabalho com pequenas equipes mas com grande interatividade e feedback contínuo. Todos trocam ideias constantemente procurando o aperfeiçoamento de um serviço específico. Esta troca de experiência e dedicação, converte-se em progresso e o máximo aproveitamento do conhecimento de todos, já que as ideias e experiências aplicadas na execução daquele trabalho é de todos os participantes. Modo de gestão Google: F´rmula: 70% - 20% 10%. A primeira percentagem significa o tempo em que o empregado deve-se dedicar à empresa, Os 20% representam o tempo em que deve se ocupar com pesquisas e projetos de interesse pessoal e os 10% restantes ele deverá utilizar para o lazer.

As duas maneiras de gestão são atuais e abertas sem burocracia, mas ambas são necessárias e importantes para cada empresa dependendo de seu porte e tipo de trabalho que se executa, ou seja, mercado e ramo de atividade onde está estabelecido. A primeira gestão contrata pessoas que irão trabalhar em casa e poderão trabalhar para mais de um contratante. Economia para o contratante e mais opções de trabalho para o contratado. O segundo modelo de gestão tem seus funcionários trabalhando bem a vontade com seus projetos, caracterizando um modelo atual, mas mantendo aquela ideia de trabalho in company, porém, sempre em equipes e trocando experiências.

03 - "a" "b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta. Foi feito pesquisa e comprovada a afirmação do dito argumento. Não há o que questionar, pois o que foi dito está embasado em alguma informação concreta. Teremos problemas quando alguém se utiliza de dados fictícios nesse tipo de argumento, pois a informação não será verdadeira e o argumento será falso.

"d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com