TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho Escolar: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

1. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Nas organizações burocráticas, há uma divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências, ou seja, cada um desempenha o seu papel e se especializa de acordo com a necessidade, para obter um melhor resultado; existem normas impessoais e escritas no desempenho de cada cargo ou função. As atividades acabam se tornando repetitivas com poucas chances de crescimento do colaborador dentro da organização, com a tendência de seguir sempre as regras estabelecidas, resultando em uma desmotivação do colaborador, pois vira uma rotina cansativa. A liberdade de inovação e criatividade parte apenas do líder devido ao modelo de hierarquia criado pela organização burocrática.

Nas organizações com estruturas flexíveis, os trabalhadores são capazes de oferecer um serviço de qualidade por compreender e atender os requisitos do cliente e tendo boas decisões no momento certo. A estrutura flexível e aberta organizacional visa proporcionar mais liberdade aos funcionários e ajudá-los a participar do funcionamento da empresa sem ser meros espectadores. Para ter flexibilidade nas organizações é necessário proporcionar-lhes um ambiente de trabalho decente e propício. Esse tipo de organização não tem quaisquer restrições indesejáveis ou desnecessárias ou regras que possam ter um efeito negativo sobre a moral dos empregados, ela visa tornar o trabalho divertido e agradável e mais fácil para os trabalhadores.

2. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

O Google tem como filosofia de trabalho que só com um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis seus funcionários terão condições de atingir o principal objetivo da empresa: criatividade para desenvolver soluções e produtos inovadores no mercado. Um modelo pouco convencional de gestão das pessoas é o ambiente de trabalho. Nos escritórios do Google, mesas de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso dividem espaço com mesas, cadeiras e computadores. Além disso, as baias de trabalho de cada um dos funcionários, inclusive a do presidente da empresa, são decoradas individualmente.

Além de todas as atividades lúdicas, voltadas a fazer com que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo, existe uma série de espaços de convivência. O modelo colaborativo representa um dos segredos do sucesso da companhia, reconhecida como uma das empresas mais bem-sucedidas da internet. Essa colaboração começa no modelo de contratação das pessoas. O Google estimula que os funcionários indiquem bons profissionais para trabalhar na empresa. Como forma de estimular essa prática, toda vez que uma pessoa é contratada a partir da indicação de um Googler, este último recebe um bônus de 5 mil reais.

O Google acredita que bons profissionais têm uma rede de relacionamento forte e gostam de trabalhar com gente competente. Mas isso não significa que a empresa da preferência apenas a indicados. No site existe uma área (Google Jobs) na qual qualquer um pode se candidatar.

Quanto ao perfil de profissionais buscados pela empresa, um dos aspectos mais importantes para a seleção de potenciais funcionários é o histórico escolar. Pelo fato de ter sido fundado por acadêmicos, o Google dá muito valor ao desempenho universitário.

Além disso, a empresa busca pessoas compatíveis com o que estabelece como um bom Googler. Isso envolve ter habilidade para lidar com mudanças, flexibilidade, paixão por tecnologia, vontade de fazer trabalhos voluntários e interesses que vão além do trabalho, como gostar de esportes e de música.

O Facebook é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010). Em 2006 o Facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários (Vaz, 2010).

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos.

3. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

A "a",'b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta e a "d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade. A diferença é que o de prova concreta apresenta estatísticas e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado.

4. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão. Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

Um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

Escolhendo sua área de atuação

b) Desvantagens: Não há benefícios estabelecidos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com