TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questões Propostas 4

3 CONCLUSÃO ...................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O estudo do texto proposto destaca muito bem a grande crescente da mão de obra temporária e informal para atender cada vez mais a demanda de empresas que necessitam de trabalhos em curtos espaços de tempo. Isso vem acontecendo principalmente nas empresas de tecnologias e prestadoras de serviços.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÕES PROPOSTAS

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta: Foge das rotinas diárias do trabalho, das regras impostas pelo sistema centralizador e padronizado, encontrado muito em bancos e órgãos públicos.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta: IBM. Após amargar prejuízos no modelo de gestão anterior, resolveu inovar e implementar um novo modelo de gestão, mais aberto e participativo, onde tem dado certo. “Nova IBM”. A “Nova IBM” pretende ser uma companhia capaz de assumir riscos, estar continuamente aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e conhecimento, criando valor para seus clientes, empregados, acionistas, comunidade e nos mercados.

Google. Já imaginou uma empresa que deixa você levar seu cachorro para trabalhar, fornece uma mesa de sinuca para jogos durante o expediente e lhe dá uma verba para decorar sua mesa e espaço de trabalho da maneira que quiser? E que ainda reserva uma sexta-feira por trimestre para os funcionários saírem juntos para se divertir?

“Os benefícios existem para que os funcionários se sintam cuidados e em casa. Aqui, o seu chefe não vai brigar por você estar jogando durante o expediente, mas sim por não tê-lo chamado”, brinca Deli Matsuo, diretor de RH da empresa para América Latina. “Com tantas mentes brilhantes, é preciso ter menos regras”.

E o Google trabalha exatamente para que essas mentes permaneçam brilhantes. Todo funcionário recebe uma verba de educação para gastar como quiser, seja em cursos de línguas, em MBAs ou cursos de pós-graduação.

“No Google, todos põe a mão na massa. Se o presidente da empresa quiser um café ou precisar de uma fotocópia, ele mesmo vai levantar e pegar”.

Assim é o Google.

Facebook. Modelo intermediário que foca a agilidade e rapidez, não perde tempo com coisas pequenas. Foca nas oportunidades, não tem medo de arriscar. Todos os funcionários tem todas as informações sobre a empresa para que possam tomar as decisões corretas. De acordo com Mark Zuckerberg, um dos seus criadores, a gestão do Facebook baseia-se em cinco princípios:

a- Tenha foco no impacto;

b- Seja rápido;

c- Seja corajoso;

d- Seja aberto;

e- Construa valor social.

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a – São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante tecnológica americana IBM em 170 países. [...]

b – [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no ultimo ano.

c – [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalho 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d – [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda dos projetos em expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e – A americana Robert Half e a inglesa Michel Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumente. “Esse segmento que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados do anterior. Comente sobre essa diferença.

Resposta: As diferenças de recursos utilizados nos fragmentos do texto, são demonstradas pela utilização da voz ativa nos itens “d” e “e”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com