TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Exames: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MIRIAM GOMES FLORENCIO

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Arcoverde

2013

MIRIAM GOMES FLORENCIO

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teorias da Administração I; Comunicação e Linguagem; Homem, cultura e Sociedade, Psicologia Organizacional.

Prof. Fabiano Galão, Prof. Ivan Campos, Profa. Eliza Nantes, Prof. Wilson Sanches, Profa. Monica M. Silva

Arcoverde

2013

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS:

QUESTÃO 01:

As organizações burocráticas buscam uma melhor eficiência através da padronização e da racionalização de procedimentos, tendo como principais características: a divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, rotinas, rígidos controles de normas e regulamentos, excesso de formalismo e papelatórios. Possuem forte resistência à mudanças e novos aprendizados e os funcionários exercem suas tarefas sob ameaça de sofrer punições de seus superiores, o que os tornam desmotivados e sem energia para trabalharem com paixão pelo que fazem.

Já as empresas como a IBM, são mais flexíveis e abertas a mudanças rápidas e novas adaptações. Buscam custos baixos e leis menos rígidas, estimulam o aprendizado, usam tecnologias complexas que exigem a integração do funcionário à atividade e o torna parceiro da empresa, onde passam a trabalhar por prazer e motivação pessoal.

QUESTÃO 02:

Com o acelerado crescimento da tecnologia, as grandes empresas capitalistas buscaram desenvolver modelos de gestão que acompanhassem essa evolução. Elas precisaram adaptar-se rapidamente às constantes mudanças e necessidades do mercado.

A IBM opera o modelo de empresa globalmente integrada e se faz presente em mais de 170 países. Está sempre inovando e buscando a excelência no atendimento. Desenvolve projetos e realiza parcerias com o objetivo de entregar ao mundo tecnologia que beneficie a população e ajude a resolver problemas da sociedade. Os valores que a norteiam são: a dedicação ao sucesso de cada cliente; inovação que faz a diferença; confiança e responsabilidade pessoal em todos os relacionamentos. Dentro da empresa, a IBM se preocupa em manter uma força de trabalho que reúna os melhores talentos do mercado. Sua trajetória de inovação tem sido reconhecida internacionalmente ao longo da história.

O Google por ser uma empresa de tecnologia que lida com informação tem uma agilidade enorme para criar produtos. Ela se diferencia das empresas tradicionais em diversos aspectos: seus produtos são intangíveis, globais por natureza. Quando se coloca uma inovação no ar, o seu custo é infinitamente menor do que uma empresa tradicional. O modelo do Google é o de Gestão de Pessoas. Eles queriam um modelo que atraísse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela. Um dos pilares desse modelo está na missão visionária dos seus fundadores em transformar o mundo em um lugar melhor para viver, organizando todas as informações existentes. Outro pilar desse modelo era transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte do seu tempo. O modelo de gestão do Google é baseado em pequenas unidades de trabalho autônomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas.

O Facebook tem um modelo de gestão similar ao do Google, sendo que trabalha mais por demanda e projetos.

As diferenças funcionais entre as empresas é que o Google é uma empresa de serviços de busca, pesquisa e o Facebook é um site de relacionamentos. Já a IBM tem o trabalho tradicional mesclado com o moderno.

QUESTÃO 03:

Nos itens “a”, “b” e “c”, aparecem os recursos argumentativos nos trechos de dados estatísticos e vozes de autoridade através das citações de empresas como a IBM, Enlace e Freelancers Union.

Nos itens “d” e “e” temos citações dos nomes das empresas que os profissionais atuam, como: Michel Page e Robert Half, bem como de dados estatísticos. Já os recursos diferenciados dos acima citados, aparecem através dos discursos diretos que são apresentados por meio do uso de aspas para marcar as vozes de autoridade, que vão dar credibilidade ao discurso: Carolina Azevedo, Robert Half, Michael Page e Fernando Montovani.

QUESTÃO 04:

Vendo a necessidade de acompanhar a evolução dos tempos atuais os Freelancers ingressaram no mercado. Com o acelerado crescimento da tecnologia, cresce também a competitividade e a busca por novos e qualificados talentos.

Os jovens de hoje, enfrentam dificuldades em entrar no mercado de trabalho e estão em busca de liberdade, flexibilidade e inovação. Daí surge à união perfeita entre as empresas e os Freelancers.

Só que, como toda profissão tem suas vantagens e desvantagens, com os Freelancers não é diferente.

ENTRE AS DIVERSAS VANTAGENS, DESTACAM-SE:

• Liberdade:

É um atrativo que poucos têm em suas profissões. Ter a oportunidade de decidir como, quando, para quem e de que forma vai trabalhar; poder inovar e expressar de forma concreta o seu potencial, e ainda se livrar da burocracia imposta pelas empresas, é extraordinário! Talvez seja este o sonho de todo profissional. De acordo com Helio Beltrão, “a liberdade está na raiz da eficiência... Nunca se inventou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com