TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Dissertações: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda. Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas? 4

2.2 Consideradas como empresas de Vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.....................................................................................................................5

2.3 A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima.Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.... 6

2.4 O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa restrigindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?..........................................7

2.5 As novas formas de organização do trabalho, apresentadas no texto, podem ter consequencias para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas consequencias? Elas são positivas ou negativas? Justifique sua resposta.......................................................................................................................7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O ramo de trabalho informal chamado Freelancers, é um uma opção para garantir a sustentabilidade por meio de um trabalho onde se tem liberdade, e não possui nenhum vínculo empregatício com nenhuma organização, facilitando assim se manter com mais de um tipo de trabalho neste ramo.

O baixo custo desse tipo de profissional torna-se atrativo para muitas empresas. A contenção de despesas significa aumento nos lucros se tornando uma opção interessante para empresas que não querem vínculos com esses profissionais por ter tempo determinado em suas demandas.

A procura por esse profissional vem aumentando em grandes e pequenas empresas, por causa dos benefícios econômicos e um melhor desempenho desses Freelancers.

O intuito dessa pesquisa é apresentar um novo modelo de trabalho, onde vamos fazer um comparativo sobre os pontos positivos e negativos dessa nova modalidade de trabalho, bem como das empresas, como também dos profissionais do ramo, sem esquecer-se de fazer também um comparativo no modo clássico de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda. Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

As organizações burocráticas tem uma lei trabalhista a seguir para que o trabalhador fique amparado impossibilitando infringir a lei, já empresas como IBM são transnacionais, não tem vínculo com o país onde está instalado, pode se instalar em qualquer país a qualquer momento, e é exatamente esse o motivo de sempre estar em busca de baixos custos e uma lei menos rígida. O homem está sempre em busca de qualidade de vida, e para não perder espaço no mercado com a concorrência está sempre se inovando, e muitas pessoas fazem a opção por ter uma vida menos estressante e livre de cobranças.

A moda agora são as grandes empresas contratarem o mais novo ramo de trabalho, os freelanceres; segunda a wikipédia, receberam esse nome em comparação a uma citação do Sir Walter Scott em que fala em enviar seus melhores cavaleiros medievais ao combate. Com o passar do tempo o pensamento aindmesmo, os profissionais que se destacam para a competição no mercado, conquistam sempre o que almejam. E muitas pessoas que acabaram de se formarem não encontram uma oportunidades no mercado de trabalho, e como não querem ter um vínculo empregatício, acabam optando pelo trabalho informal, tem mais liberdade de expor suas ideias, e a maioria desses jovens são mentes brilhantes, com talentos incríveis e abusam da criatividade. O custo x benefício acabou por despertar nessas organizações, sendo assim essas empresas tendem somente a ganhar, tornando um diferencial entre os profissionais liberais, e os burocráticos.

2.2 Consideradas como empresas de Vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Os funcionários da gestão clássica são metódicos, não expõe seu ponto de vista, suas ideias, tem horário de entrar e sair da empresa e geralmente são impedidos de sair para resolverem problemas pessoais, comem dentro da empresa, seguem regras, e possuem metas que foram estabelecidas, e sempre a decisão final é do chefe.

Carta, escrita e assinada pelo fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg. No texto ele diz que o Facebook não foi criado para ser uma empresa, foi construído para cumprir uma missão social: tornar o mundo mais aberto (sem barreiras) e conectado. Segundo ele, essa missão permeia todas as decisões tomadas e produtos gerados dentro da empresa, desde os dias em que ele próprio começou a escrever os primeiros códigos do sistema em seu quarto em Harvard. Ter uma missão forte como essa na cabeça de todos os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com