TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS: Suprindo A Demanda De Projetos Com Um Menor Custo

Trabalho Escolar: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS: Suprindo A Demanda De Projetos Com Um Menor Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, em tempos de muitas mudanças, o descontentamento, a falta de preparação e capacitação produz um dramático desencontro entre as inúmeras pessoas procurando um emprego melhor e as várias empresas que possuem vagas que não conseguem preencher.

Com o avanço das inovações tecnológicas e organizacionais as pessoas buscam cada vez mais a especialização profissional e a qualidade de vida. A idéia de um emprego com horários flexíveis e muitas vezes sem precisar sair de casa e capacidade de atuação em diversas áreas torna-se uma visão tentadora para quem deseja ser um trabalhador autônomo como no caso dos freelancers.

Contudo, existem diversos fatores que assombram esses grupos de trabalhadores, como por exemplo, a ausência de leis que os respalde e ampare, assim como a mínima remuneração dispensada aos seus serviços, por parte das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 01:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

2.1.1 RESPOSTA 01:

Essas organizações ditas burocráticas se diferenciam das demais, principalmente por apresentarem em sua estrutura interna, reduzida formalidade, sendo menos rígidas com seus colaboradores, elas têm a necessidade da terceirização de diversos serviços, por possuírem como visão principal a expansão em diversas áreas de atuação, o que torna a empresa bem mais competitiva, como afirma Lewis Platt, o chairman da Hewlett-Packard: "Acreditamos que nossa diversidade representa um ponto muito forte para a Hewlett-Packard. Isso nos permite aproveitar uma ampla gama de potencial humano. A diversidade da HP é uma vantagem competitiva para nossos clientes, nossos funcionários e nossa empresa."

Elas necessitam de grande mobilidade e capacidade de expansão, tendo em vista o acelerado processo de mudança e o intenso tráfego da informação na sociedade moderna. Por serem mais voltadas para a produção, pesquisa e inovação de tecnologias da informação ou até mesmo a prestação de serviços, essas empresas visam à criação de projetos baseados em novas perspectivas, por isto há a necessidade de novas idéias, experiências e conhecimentos diversificados, isto posto, aliado à mão de obra barata, em prol do crescimento e implantação de novos projetos. Tendo em vista sua ampla área de atuação, elas devem estar sempre prontas para desembarcar rapidamente de atividades que não apresentem ganhos significativos, uma vez que o emprego temporário como o caso dos freelancers, que não possui vínculos formais, tendo apenas um prazo predeterminado, onde depois de alcançados os objetivos propostos se finda a relação empregatícia, o que possibilita essa ação.

2.2 QUESTÃO 02:

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

2.2.1 RESPOSTA 02:

As principais diferenças entre as empresas modernas e os modelos clássicos de gestão estão na adaptabilidade às mudanças externas, elas passaram a observar o comportamento humano dentro e fora da empresa e procuraram se adaptar para extrair melhores resultados dos colaboradores, “tanto que normalmente, as gestões dessas empresas são focadas em resultados, e para reter o time de colaboradores, muitos benefícios são oferecidos” como afirma Marcius Vitale Consultor e Palestrante em Tecnologia.

Estas empresas buscam “colher” informações durante os processos de produção, como no caso da Google, onde os líderes passaram a pedir que os colaboradores "pensem em voz alta” enquanto realizam as tarefas. Isto visa potencializar as práticas de desenvolvimento e descobrir talentos. Trata-se da gestão por competência, fator vital para a sobrevivência das empresas, como afirma o Doutor em Administração Victor Claudio Paradela Ferreira, FGV/EBAPE. Professor da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora “as organizações contemporâneas necessitam de pessoas talentosas para que possam sobreviver na nova economia”.

2.3 QUESTÃO 03:

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

2.3.1 RESPOSTA 03:

A construção do sentido do texto nos itens “d” e “e” utiliza os recursos argumentativos de autoridade, pela citação de uma fonte confiável legítima e verdadeira que é especialista no assunto abordado, auxiliando e deixando a tese mais consistente. Já nos itens "a",'b" e "c" faz-se o uso dos recursos argumentativos de prova concreta, pois há o uso de dados estatísticos de fontes confiáveis e fatos de conhecimento público para argumentar, dando força à idéia defendida.

2.4 QUESTÃO 04:

O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais sãos as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário? - Não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto. - indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.

2.4.1 RESPOSTA 03:

As principais vantagens são a flexibilidade do horário de trabalho, com isso uma maior motivação e um significativo aumento da qualidade de produção. Há a possibilidade de prestação de serviço a diversas empresas, haja vista que essa flexibilidade permite a realização de tantas tarefas quantas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com