TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCIONALIDADE DE S.O

Dissertações: FUNCIONALIDADE DE S.O. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

Funcionalidades do SO

Para cumprir seus objetivos abstração e gerência, o SO deve atuar em várias frentes. Cada um dos recursos do SO possui suas particularidades, o que impõe exigências especificas para gerenciar e abstrair os mesmos. Sob esta perspectiva, as principais funcionalidades implementadas por um SO são:

 Gerência do processador: também conhecida como gerência de processos ou de atividades, esta funcionalidade visa distribuir a capacidade de processamento de forma justa entre as aplicações, evitando que uma aplicação monopolize esse recurso e respeitando as prioridades dos usuários.

 Gerência de memória: tem como objetivo fornecer a cada aplicação uma área de memória própria, independente e isolada das demais aplicações e inclusive do núcleo do sistema. O isolamento das áreas de memória das aplicações melhora a estabilidade e segurança do sistema como um todo, pois impede aplicações com erros (ou aplicações maliciosas) de interferir no funcionamento das demais aplicações.

 Gerência de dispositivos: cada periférico do computador possui suas peculiaridades, assim, o procedimento de interação com uma placa de rede é completamente diferente da interação com um disco rígido, por exemplo:

A função da gerência de dispositivos (também conhecida como gerência de entrada e saída) é implementar a interação com cada dispositivo por meio de drivers e criar modelos abstratos que permitem agrupar vários dispositivos distintos sob a mesma interface de acesso.

 Gerencia de arquivos: Esta funcionalidade é construída sobre a gerencia de dispositivos e visa criar arquivos e diretórios definindo sua interface de acesso e as regras para seu uso (criação de sistema de arquivos e suas estruturas...)

 Gerencia de Proteção: Com computadores conectados em rede e compartilhados por vários usuários, é importante definir claramente os recursos que cada usuário pode acessar as formas de acesso permitidas (leitura, escrita...) e garantir que essas definições sejam cumpridas.

1° Explique com suas palavras o que é um sistema operacional? É o software que permite o gerenciamento do computador, de uma forma simples e eficaz.

2° Qual a importância da gerencia do processador? Distribuir a capacidade do processador de forma correta, para que assim não haja problemas de travamento de processos e máquina e definir uma ordem de execução.

3° Oque aconteceria se o S.O não implementasse a gerencia do processador ?

Os processos rodariam de forma desordenada, assim ocasionariam muitos problemas na máquina e consequentemente não funcionariam de forma correta.

4° Oque e a gerencia da memoria?

É ela quem faz o controle da memória, assim distribuindo os processos de forma isolada dentro dela, para evitar problemas como ataque de softwares maliciosos.

5° Qual a diferença da gerencia de dispositivos, arquivos e proteção?

Dispositivos: faz o gerenciamento individual de cada peça da maquina através de drivers

Arquivos: visa separar arquivos e diretórios de forma organizada, roda em cima da gerencia de dispositivos.

Proteção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com