TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Trabalho acadêmico: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE CEUMA

FABIANNE RIANNY GONZAGA SERRÃO

A ALIENAÇÃO PARENTAL E A GUARDA COMPARTILHADA COMO FORMA DE

SUA PREVENÇÃO.

São Luís

2013

FABIANNE RIANNY GONZAGA SERRÃO

A ALIENAÇÃO PARENTAL E A GUARDA COMPARTILHADA COMO FORMA DE SUA PREVENÇÃO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado pela graduanda Fabianne Rianny Gonzaga Serrão à Coordenação do Curso de Direito do UNICEUMA – Universidade Ceuma, como requisito de integralização curricular. Orientador: Prof.ª Joina Bomfim.

São Luís

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................03

2 JUSTIFICATIVA...........................................................................................................05

3 OBJETIVOS.................................................................................................................07

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................08

5 METODOLOGIA..........................................................................................................11

6 CRONOGRAMA...........................................................................................................13

REFERÊNCIAS...............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto tem por objetivo definir a alienação parental, evidenciar suas características, causas e consequências para as crianças e os adolescentes vítimas dela, apresentando uma breve análise da legislação pátria a respeito do tema e os benefícios da guarda compartilhada como instrumento de sua prevenção.

Tomando-se a referida a Lei n. 12.318, de 26 de agosto de 2010 como ponto de partida para o tema, o presente artigo pretende apresentar a alienação parental, suas características, agentes causadores e implicações para o menor alienado que, inclusive, tendem a perdurar ao longo da vida.

Ademais, far-se-á uma breve análise da legislação vigente, a qual já vinha servindo de fulcro para diversas decisões judiciais que detectaram a presença da alienação parental, buscando soluções para coibi-la mesmo antes da Lei n. 12.318/2010, incluindo aspectos constitucionais relativos à família e aos princípios da dignidade humana, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em conclusão, abordar-se-á a questão dos aspectos da guarda compartilhada como instrumento de prevenção da alienação parental.

O presente projeto objetiva refletir sobre o direito à convivência familiar saudável, à luz do melhor interesse da criança e do adolescente, quando há a ruptura dos vínculos conjugais na disputa pela guarda dos filhos menores de idade, na formação da sua personalidade.

Com a edição da Lei n. 11.698/2008, verifica-se que a guarda compartilhada, aquela em que ambos os pais possuem a guarda dos filhos menores, após a ruptura da vida conjugal, significa que pai e mãe têm os mesmos direitos e deveres em relação aos filhos menores, esta tendo preferência sobre guarda unilateral, aquela em que apenas a um dos genitores é atribuída a guarda do menor. Garantindo a criança e ao adolescente o seu melhor interesse e a proteção no direito a convivência familiar, o objetivo principal dessa pesquisa é verificar se quando ocorre a prática da Alienação Parental e a consequente síndrome da alienação parental, poderá ocorrer a aplicabilidade da guarda compartilhada, e a importância de uma forma de pacificação dos conflitos como a mediação familiar, a qual não encontra-se disciplinada na referida lei.

O projeto divide-se em justificativa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e cronograma. No primeiro busca-se discorrer sobre o porque do tema, mostrando a importância do tema para a sociedade objetivos, pretende-se demostrar os alvos da pesquisa, e o resultado esperado, Na fundamentação teórica por sua vez, tenta-se fundamentar o tema com posicionamentos doutrinários e jurisprudências e o que assegura a lei, a metodologia que é a forma a qual ira ser feito as pesquisas e por fim o cronograma, que é nada mais que o período que se trajeta para todo o andamento e conclusão do trabalho.

O tipo de pesquisa utilizada é a bibliográfica, da qual fazem parte da pesquisa a utilização de livros, artigos, revistas e periódicos. O método a ser abordado durante a pesquisa é o dedutivo. O tema vincula-se ao eixo temático “Cidadania e Estado”.

A discussão de temas que envolvem famílias e a formação das crianças e adolescentes, especialmente a questão do cuidado com o seu desenvolvimento e sua formação, além de necessário se torna um apaixonante desafio.

2 JUSTIFICATIVA

A questão da alienação parental é de extrema relevância para o Direito de Família, pois uma vez presente pode acarretar consequências devastadoras na vida da criança ou do adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com