TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  6.222 Palavras (25 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 25

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

WEB AULA 1

Tema: Conceitos - Organização E Administração

Vamos então acompanhar Luca, ele espera iniciar a sua atuação profissional tão logo se forme, e para isso sabe que terá que se preparar muito bem.

Luca pretende abrir um escritório de contabilidade, ele sabe que irá atuar com várias empresas e organizações que tanto poderão ser seus clientes como seus fornecedores.

Luca já sabe que uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos que estão deliberadamente unidos para alcançar um objetivo. E que as organizações podem ser formais ou informais. As informais são aquelas que surgem de forma espontânea e que não possuem regras ou normas formalizadas, por exemplo, ele tem alguns amigos que estudam juntos desde o primário, e uma vez por mês se reúnem para um churrasco. Ano passado eles batizaram o grupo e olha só o nome: ¿Se fui pobre rasguei a foto¿, divertido esse pessoal, não é?

O grupo de amigos é uma organização, porém informal. E não pode ser considerado uma empresa, pois a sua atuação não tem como objetivo gerar lucro financeiro. Todo o dinheiro arrecadado é para realizar os churrascos e festas, o que sobre (quando sobra) fica para o próximo evento.

Mas e o escritório de Luca? Você concorda que é diferente? Será uma empresa, pois ele espera obter lucro com ele e será formal, pois deve seguir normas e regulamentos tanto para sua constituição quanto para a realização de suas atividades.

Agora que Luca já sabe que o escritório de contabilidade é considerado uma organização formal como fica a sua empresa em relação as demais classificaç&Aotilde;es?

Setor produtivo: Um escritório de contabilidade é sem dúvida uma empresa PRESTADORA DE SERVIÇO e dessa maneira pode ser enquadrada no SETOR TERCIÁRIO

Setor da sociedade: E na classificação do setor da sociedade está no SEGUNDO SETOR, pois não é uma instituição publica / governamental e também não é uma organização sem fins lucrativos.

Porte: Com certeza Luca pretende que seu negócio se torne uma grande empresa, mas ele sabe que começará pequeno. Assim a principio a sua empresa estará classificada como uma empresa de PEQUENO porte.

Toda organização de uma forma ou de outra será administrada e como eu já havia comentado às vezes a administração de uma empresa é confundida com a contabilidade. Essa questão dá um bom assunto para o nosso Fórum.

Todas organização precisa ser administrada, pois existem objetivos a serem atingidos mesmo que entre eles não esteja a obtenção de lucro. Montana; Charnov (2003, p.2) definem administração como:

“A administração é o ato de trabalhar com e través de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”

Na realidade a administração é mais antiga do que as teorias administrativas. Isso mesmo!! Mesmo antes de ser estuda como ciência já podíamos perceber ela sendo exercida. Pensem em grandes obras da antiguidade como as pirâmides do Egito, a Muralha da China, ou mesmo as Guerras, Cruzadas. Todos esses empreendimentos precisaram ser administrados.

WEB-AULA 2

BASES HISTÓRICAS

Luca ficou impressionado quando parou para pensar o quanto a administração é antiga. Ele já entendeu que mesmo quando ela não era estudada como ciência já havia várias civilizações que praticavam a administração em suas diferentes organizações.

Influências históricas na administração.

Influência dos filósofos.

Sócrates (470 a.C. 399 a.C) Desde os tempos da Antigüidade a administração recebeu influência da filosofia. Antes de Cristo, o filósofo grego Sócrates (470 a.C. 399 a.C) em sua discussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração:

“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...”

Platão (429 a.C 347 a.C) também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles, também filósofo grego, discípulo de Platão, do qual bastante divergiu,deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da Lógica. No seu livro política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública: Monarquia, Aristocracia e democracia.

Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo. Antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”.

René Descartes (1596-1650), um filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna. Em seu livro O Discurso do Método, qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje denominado o método cartesiano, que serviu de fundamento para a tradição cientifica do ocidente. Veremos mais tarde que vários princípios da moderna administração, como os da divisão do trabalho, da ordem, do controle etc. estão basicamente contidos nos princípios cartesianos.

Thomas Hobbes (1588-1679) desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente à vida social, através de um pacto entre todos. O homem primitivo era um ser anti-social por definição, vivendo em guerra permanente com o próximo. O Estado viria a ser, portanto, a inevitável resultante da questão, impondo a ordem e organizando a vida social, qual um Leviatã.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desenvolveu a teoria do Contrato Social: O Estado surge de um acordo de vontades.

Kal Marx (1818-1883) e seu parceiro Friedrich Engels (1820-1895) propõem uma teoria da origem econômica do Estado. O surgimento do poder político

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com