TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL 4

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 4

2.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISAO 5

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO 5

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA 6

2.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO 6

2.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA 6

2.8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES 7

2.9 ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING 7

2.10 CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER 8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho contribui fornecendo bases e novas ideias objetivando ajudar a compreender os problemas e conceitos relativos à abordagem sistêmica e o conceito e características dos sistemas de informação.

Após breve leitura é possível reconhecer esses diferentes tipos de sistemas de informação a partir da identificação de suas características particulares. Também é possível entender os aspectos envolvidos no processo de tomada de decisão baseado em modelos de decisão e compreender as diferenças existentes no processo de desenvolvimento dos diferentes tipos de sistemas de informação entre outros aspectos a serem considerados no processo de análise de sistemas de informação.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Esta pesquisa descreve as principais características dos seguintes sistemas de informação:

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. As informações são apresentadas no melhor nível, ou seja, analítica, detalhada e apresentada no tempo adequado (REZENDE, 2008).De forma simples, o papel do Sistema de Informação Operacional é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos de dados da empresa (O’BRIEN, 2004).

.

Alguns exemplos:

1) Folha de pagamento.

2) Cadastro de clientes.

3) Cadastro de fornecedores.

4) Vendas.

5) Produtos.

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Resumem dados e prepararam relatórios, para o corpo gestor. Esses relatórios se referem a uma área funcional específica e são importantes tipos de Sistema de informação de área funcional (Turban et al., 2007). Segundo Rezende (2008), estes são encarregados do processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Eles trabalham com dados resumidos das operações e funções organizacionais auxiliando na tomada de decisões do corpo gestor.

2.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISAO

Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha.

Existe outra definição que se encontra entre estes dois extremos. Para Keen e Scott Morton (1978), um Sistema de Apoio a Decisão busca conciliar os recursos intelectuais individuais com a capacidade do computador em melhorar a qualidade da decisão (“Sistema de Apoio a Decisão são sistemas computacionais que apoiam os gerentes tomadores de decisão que são direcionados com problemas semi-estruturados”).

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

Esses tipos de sistemas dão suporte ao nível estratégico da empresa e ajudando a definir objetivos estabelecidos, utilizando-se de tecnologia para a elaboração de gráficos e relatórios. Geralmente, são usuários executivos seniores que se utilizam desse sistema. Estes sistemas não são projetados para resolver problemas específicos, porem fornecem capacidade de computação e telecomunicações que podem mudar a estrutura dos problemas.

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

Fornecem ajuda especializada para tarefas operacionais, são exemplos: diagnóstico de equipamentos, decisões gerenciais, etc. Também conhecidos como: “sistemas baseados no conhecimento”, ajudam com conselhos especializados e funcionam para os clientes como consultores e especialistas. Rezende (2008), diz, podem fazer o processamento de grupos de dados de atividades operacionais e também transações gerenciais, assim transformando-os em informações estratégicas. Eles podem auxiliar o processo de tomada de decisões da alta administração da organização.

2.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO

O sistema de automação de escritório veio para suprir a necessidade do nível de conhecimento da empresa. BATISTA (2004) disse que a definição do que se aplica ao Sistema de Automação de Escritório pode ser descrita da seguinte forma: “... toda e qualquer tecnologia de informação que possui como objetivo principal aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de escritório”.

Estes aplicativos de escritórios foram projetados de forma a atender a necessidade de manipulação e também de gerenciamento de documentos, aumentando a produtividade dos clientes com a atividade. Um exemplo disso poderia ser a editoração eletrônica, o arquivamento digital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com