TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Exames: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Produção Textual Elaborada tem a proposta de apresentar possívies soluções para o tema e as questões propostas pelo trabalho.

Fazendo uma breve introdução sobre este trabalho, como um futura Administradora irei apresentar possiveis maneiras para a situação que uma Indústria de papéis esta passando atualmente, que irá ser citada na próxima página. As soluções que irei apresentas foram feitas apartir de questões apresentadas pelo trabalho as quais envolvem as disciplinas de: Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia Organizacional, Estatística, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos.

E assim irei desenvolver este portifólio, mostrando as devidas soluções para as questões propostas e após, finalisando, comentarei breviamente sobre os obetivos desta produção.

DESENVOLVIMENTO

Nesta Etapa do trabalho irei descrever os dados e a situação da empresa.

INDÚSTRIA DE PAPÉIS

DADOS DA EMPRESA: Hoje a empresa conta com 110 empregados, destes 40 são mulheres e 70 são homens.

SITUAÇÃO: As empregadas (mulheres) da industria de papéis em que você administra não tem o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados, pois o setor de embalagem e pacote precisa contar com o toque feminino.

A sua intenção, como administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, objetivando reduzir os riscos a que stariam submetidas.

Em que pese tal fato, alguns problemas começaram a seguir.

Algumas mercadorias que vinham da produção, e chegavam no setor de pacote e embalagens, começaram a sumir, algo que nunca tinha ocorrido quando somente homens laboravam no setor.

Ao buscar a solução para o conflito, você (administrador) designa uma supervisora para realizar contínuas revistas nas empregadas.

A supervisora, com o fim de revistar de forma detalhada as empregadas, solicita que as mesmas tirem suas roupas (ficando apenas com as roupas íntimas). Ana, uma das empregadas, não permite a revista e se nega em tirar as roupas. Em decorrência do ato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora dispensa Ana por justa causa.

Diante da situação irei agora solucionar, apresentar as respostas das questões que foram dadas.

1. Ao analisar ambas situações, da supervisora e a da emprega, chego a conclusão que a atitude as supervisora foi correta pois não houve situações “vexatórias, humilhantes ou abusivas”, e que decisão em sentido contrário somente seria possível mediante a revisão das provas, o que não é permitido na instância superior.

2. No meu ponto de vista a revista foi uma atitude eficaz sobre a situação que estava passando a empresa no momento, porém não foi totalmente adequada e legal, mesmo não sendo todas nem a maioria, uma das funcionárias contrariou o metódo que a empresa havia posto e negou a tirar as roupas, ou seja, concerteza ela não achou uma atitude a revista uma atitude legal.

3. A empregada Ana poderia sim ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, mas como na maioria deste tipo de caso ela pode também entrar na Justiça contra a empresa informando que foi dispensada sem justa causa para pedir, entre outras verbas trabalhistas, indenização por danos morais, alegando que se sentia ofendida moralmente com as revistas diárias feitas pelo serviço de segurança da firma e se o juiz for favorável à sua queixa poderá condenar a empresa a pagar-lhe indenização por danos morais manifestando que atualmente existem equipamentos de segurança e vigilância “mais eficazes e menos vexatórios” que a revista pessoal.

4. Como administradora, sabendo da ocorrência, e para não haver constrangimentos e nem danos para nenhuma das partes, teria um contado mais próximos com as funcionárias, expondo os métodos designados pela empresa, mostrando de forma clara e calma os procedimentos, como são feitos estes e o porque deles estarem sendo realizados e após me colocando a par das opiniões delas. E não só como administradora, mas como uma lider, eu elaboraria e designaria junto a minha empresa e seus trabalhadores, outros métodos a serem realizados, contudo ainda realizando a revista, pois o fato de a empresa realizar revista nos empregados, por si só, não configura dano moral. “A forma como essas revistas podem ser efetuadas é que pode vir a causar constrangimento a ponto de ensejar indenização por dano moral”. “No caso apresentado, a Indústria de Papéis, eu registraria claramente para as empregadas que esse método é uma situação comum a todos os empregados, onde o fiscal da firma não tem contato físico com os pertences vistoriados, nem eles eram despejados no balcão à sua frente.”

5. Após analisar e avaliar a situação pode se concluir que há uma desmotivação geral. Desta forma precisa-se criar um programa que busque motivar o maior número possívies de funcionários. Então o programa criado pra motivá-los foi o seguinte: Fazer um programa que tenha uma única premiação em dinheiro para todos os funcionários ao atingir a meta proposta. Pois, a motivação começa com o proprietário, administrador do negócio, no caso eu, minha função estratégica é propagá-la aos demais, devo eu criar programas de incentivo interno recompensando com prêmios os colaboradores, sendo assim proponho e apresento a eles o programa recém citado para que tenham uma motivação e um desempenho maior e melhor, não só para o próprio funcionário, mas para a empresa em geral.

6. Buscando mais melhorias, como administradora desta empresa irei implementar um programa de “Gestão de Pessoas por Competências – GPC”, e para isso necessita conhecer a distribuição da idade dos funcionários. Depois de realizado um levantamento junto ao RH da empresa, verifiquei que a idade dos funcionários mulheres (n=40 empregados) varia de 18 a 54 anos conforme apresentado na tabela abaixo.

Tabela: Idades das mulheres que trabalham nesta empresa (n = 40 empregados)

18 20 20 24 24 25 25 26 27 28 29

29 30 30 31 31 32 33 34 35 36 36

37 37 37 37 38 38 38 40 40 43 44

44 45 45 46 47 48 54

Aplicando as regras da Estatística, construí uma tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com