TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Casos: FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique como ocorreu o aumento de preços no setor imobiliário?

A crise no mercado hipotecário dos EUA foi em decorrência da ausência de pagamento dos empréstimos das hipotecas chamadas de "subprime", que embutem um risco maior de inadimplência.

O mercado imobiliário americano passou por uma fase de expansão acelerada logo depois da crise financeira de 2001. Os juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano) vieram caindo para que a economia se recuperasse, e o setor imobiliário se aproveitou desse momento de juros baixos. A demanda por imóveis cresceu, devido às taxas baixas de juros nos financiamentos imobiliários e nas hipotecas. Com isso as pessoas viram na compra de um novo imóvel um bom investimento, também cresceu a realização de novas hipotecas, muitas pessoas usaram o dinheiro da hipoteca para quitar dividas ou mesmo para gastar mais.

As empresas financeiras especializadas no mercado imobiliário, para aproveitar o bom momento do mercado, passaram a atender o segmento "subprime". O cliente "subprime" é um cliente de renda muito baixa, por vezes com histórico de inadimplência e com dificuldade de comprovar renda. Esse empréstimo tem, assim, uma qualidade mais baixa, ou seja, cujo risco de não ser pago é maior, mas oferece uma taxa de retorno mais alta, a fim de compensar esse risco.

Após atingir um pico em 2006, os preços dos imóveis, no entanto, passaram a cair: os juros do Fed, que vinham subindo desde 2004, encareceram o crédito e afastaram compradores; com isso, a oferta começa a superar a demanda e desde então o que se viu foi uma espiral descendente no valor dos imóveis.

Com os juros altos, o que se temia veio a acontecer: a inadimplência aumentou e o temor de novos calotes fez o crédito sofrer uma desaceleração expressiva no país como um todo, desaquecendo a maior economia do planeta --com menos liquidez (dinheiro disponível), menos se compra, menos as empresas lucram e menos pessoas são contratadas.

2) Qual das funções do governo não foi realizada para evitar a crise financeira?

O governo norte americano deveria consolidar as diversas agências regulatórias. A crise revelou a estrutura ultrapassada de supervisão descentralizada, dado o grau de sobreposição entre as diversas instituições financeiras (bancos, fundos de pensão, seguradoras e fundos de investimento) e mercados (de crédito, de capitais e de derivativos).

Outra medida que deveria ser tomada pelo governo é algumas iniciativas com o intuito de impor limites ao avanço da securitização e dos derivativos de crédito.

É preciso reconhecer, contudo, a capacidade limitada da regulação e supervisão financeira, em controlar a qualidade dos créditos detidos pelo sistema bancário em face desse tipo de risco e do caráter inerentemente instável da atividade financeira.

3) A política fiscal do Governo Bush era contracionista ou expansionista?

Era expansionista, onde os mecanismos utilizados são: Aumentar a despesa pública para aumentar a produção e reduzir o desemprego. Impostos mais baixos, para aumentar o rendimento disponível ao consumidor/investidor, causando aumento de consumo e investimento das empresas,

4) Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com