TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Dissertações: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

HELENO LOURIVAL DE OLIVEIRA

1142363

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Curitiba

2014

HELENO LOURIVAL DE OLIVEIRA

1142363

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Unidades I, ll e lll Livro l (1ª, 2ª, 3ª semana)

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina Fundamentos da Educação, prof. HELIO APARECIDO A. de OLIVEIRA.

Curitiba

2014

Na modernidade a pedagogia ganha o status de objeto de conhecimento cientifico, a educação vai ocupando o primeiro lugar de importância para a sociedade, pois com a educação moderna vai se formando o cidadão. Na formação do homem normativo e formal é nítida a característica da visão de educação moderna, fortemente marcada pelo aspecto social. À família cabe formar os filhos tornando-os aptos para a vida em sociedade, à escola tem como papel a formação ideológica, uma vez que ela produz formação para a força do exercício de trabalho, mas também de ideologia. Porém nos revela uma escola que promove também o ensinamento para que o cidadão se torne critico e ativo. Desse modo convivem na sociedade moderna a critica pessoal e a ideologia estatal. Vai se passando as épocas e quando o estado nacional moderno torna-se um fato, inclui novas disciplinas como história e geografia, na intenção de aplicar o conhecimento sobre as suas raízes e mapa nacional. Quando por um lado a pedagogia moderna tenta dar um ensino padronizado em favor da convivência pacifica, por outro o ideal da escola é formar pessoas criticas e conscientes, desenvolvendo os talentos tornando isso algo oposto aos ideias de uma educação para o estado. Assim causa essa oposição dialética, apresentando-nos um problema não só da modernidade como em toda a história da educação.

Referencias bibliográficas

CORRÊA, R. A. ; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais. Claretiano, 2013. Unidades l, ll, lll, A Educação no Mundo Antigo, Na Idade Média e Modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com