TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

Artigo: FUNDAMENTOS DA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema de produção pode ser considerado como um processo que recebe entradas (Inputs) e as transforma em saídas (Outputs) com valor inerente. Independente de a operação produzir um bem ou um serviço, ela faz isso por meio de um processo de transformação.

Inputs

Os recursos de input podem ser classificados como recursos transformados, pela produção. Recursos de transformação são os recursos que agem sobre os recursos transformados. Estes recursos transformados geralmente são compostos em operações (exemplo) de:

Materiais – operações que processam materiais que podem transformar suas propriedades físicas (operações de manufatura), operações que processam materiais para alterar sua localização (correios) e operações que processam materiais mudando a posse do objeto (varejo).

Informações – operações que processam informação em propriedades informativas (contabilidade), operações que alteram a posse da informação (empresas de pesquisa de mercado), operações que estocam informações (biblioteca), operações que alteram a localização da informação (companhias de telecomunicações).

Clientes/Consumidores – operações que processam consumidores alterando suas propriedades físicas (cabelereiros), operações que estocam (hotéis), operações que alteram localização do consumidor (transporte rápido de massa), operações que alteram estado fisiológico (hospitais) e operações que altera estado psicológico (música).

Existem dois tipos de recursos de transformação que são fundamentais em todas as operações:

Instalações – prédios, equipamentos, terreno e tecnologia no processo de produção;

Funcionários – aqueles que operam, mantêm e administram a produção.

Outputs

Geralmente os outputs são um composto de bens e serviços, embora algumas operações sejam produtoras de bens puros ou de serviços puros. Podem ser definidos conforme as características a seguir:

Tangibilidade – em geral, os bens físicos são tangíveis e os serviços intangíveis.

Estocabilidade – bens são estocáveis e serviços não estocáveis.

Transportabilidade – bens físicos podem ser transportados enquanto serviços não.

Simultaneidade – timing de produção. Os bens físicos são quase sempre produzidos antes de o cliente recebê-los, ou mesmo vê-los. Os serviços, entretanto, são frequentemente produzidos simultaneamente ao seu consumo.

Contato com o cliente – os consumidores têm baixo nível de contato com as operações que produzem os bens. No caso dos serviços, é o contrário.

Qualidade – em razão de os consumidores não verem, em geral, a produção dos bens físicos, julgarão a qualidade da operação com base nos próprios bens. Nos serviços, entretanto, pelo cliente participar da operação, ele não julga a qualidade apenas pelo resultado do serviço, mas também por aspectos da sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com