TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE NO BRASIL

Por:   •  23/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE NO BRASIL

Falar de consciência ambiental não é novidade nenhuma. Mesmo assim, esse é um tema que continua e cada vez se torna mais pertinente. Não apenas pelos enormes impactos que o modo de vida da sociedade contemporânea vem causando, mas principalmente pelo perigoso destino que o andar da carruagem vem apontando. Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.

Contudo verificamos que nas últimas décadas ouve uma preocupação crescente com questões ambientais globais, decorrentes principalmente pela degradação do meio ambiente, práticas não-sustentáveis de uso dos recursos naturais, e acarretando perdas acelerada da biodiversidade, decorrentes de atividades públicas ou privadas. Com uma razão muito simples a humanidade sobrevive dentro um sistema capitalista que ainda ensina que o lucro, a base dos interesses econômicos, e tidos como algo fundamental a qualquer custo, como sendo o lucro o mais importante do que qualquer coisa, o meio ambiente e a nossa sobrevivência neste planeta pode vir em segundo e ate terceiro plano. Contudo temos algumas leis e implementações, como Código florestal, Código de mineração, Políticas nacional para recursos hídricos, e Licenciamentos  ambiental para atividades  poluidoras, os quais, o governo representa papel importante de modo a restringir os ataques a biodiversidade, fauna e flora do nosso país, preservando nascentes de rios e evitando a devastação de matas e reservas ambientais. No momento são políticas essa ineficientes, visto que a população  já esta começando a ter a consciência da não poluição e a preocupar mais com o meio ambiente. Faltando uma participação maior e eficaz da sociedade nessas implementações.

Alguns bens naturais como água e ar, já não são mais bens grátis. Uma vez que, a água possui valor econômico, ou seja, paga-se, e cada vez mais se pagará por ela, isso sem falar em determinadas indústrias, principalmente com tecnologias avançadas, necessitando de áreas com relativa pureza atmosférica. Ao mesmo tempo, uma residência num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em região poluída.

As empresas e o governo precisam atentar mais para o lado da gestão ambiental e parar de pensar somente em capitalismo. O planeta estar morrendo e a sua raça que se diz ser a mais inteligente assiste tudo de braços cruzados, o seu lento e próprio suicídio, hipocritamente sendo disfarçado por conveniências econômicas e políticas. Com crescimento da população humana, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos, exerce forte conseqüência sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular. A legislação ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigência essa que conduz conclusivamente a uma maior preocupação ambiental. Pressões públicas de cunho local, nacional e mesmo internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas etc. Com privilégios as empresas ambientalmente sadias, exigem taxas financeiras e valores de apólices mais elevadas de firmas poluidoras. Com isto a sociedade em geral e a vizinhança em particular está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição provenientes de empresas e atividades. Organizações não-governamentais estão sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislação ambiental, a minimização de impactos, a reparação de danos ambientais ou impedem a implantação de novos empreendimentos ou atividades.  Por muitos anos se acreditou em um distanciamento entre Cultura e Natureza. Este distanciamento influenciou sobremaneira as relações estabelecidas entre o Homem como ser diferenciado e destacado da natureza em contraposição à Natureza e seus recursos. Criou-se posteriormente a distinção entre paisagem natural e paisagem cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com