TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Dissertações: FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

CONDIÇÕES PARA O SURGIMENTO DO CONHECIMENTO.

O CONHECIMENTO SÓ É POSSÍVEL POR QUE O HOMEM CRIA SISTEMAS DE SÍMBOLOS COMO A LINGUAGEM, DANDO SIGNIFICADO PARA SUAS EXPERIENCIAS VIVIDAS E PRODUZ DISCURSOS QUE SÃO TRANSMITIDOS PARA SEUS SEMELHANTES.

AS FORMAS DE CONHECIMENTO:

SENSO COMUM - SABER CONSTRUÍDO NA EXPERIENCIA COTIDIANO , CUJA PERCEPÇÃO PERMANECE NA DOS FENÔMENOS , E QUE EXPERIMENTADO OPINIÕES E SENTIMENTOS DE PESSOAS OU GRUPOS.

MITO: NARRATIVA SOBRE A ORIGEM DE ALGUMA COISA. EXPLICAÇÃO TOMADA COMO VERDADE POR QUEM ESCULTA A NARRATIVA.

FILOSOFIA: ORIGEM GREGA . NASCENDO COMO COSMOLOGIA-

CIÊNCIA-CONHECIMENTO QUE BASEÁ NA EXPERIENCIA CONTRA , QUE PROCURA DESCREVER EXPLICAR E PREVER DO MAS NATURA QUESTÕES DO MUNDO.

O PENSAMENTO SOCIAL:

1 FASE- CARACTER FINALISTA E NORMATIVA

2 FASE - CARACTTER POSITIVO DO PENSAMENTO SICIAL

AS CONDICIONANTES HISTORICA E CULTURAIS.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL- TRASFORMOU O CÉNARIO DO MUNDO DA PRODUÇÃO, FORJANDO NOVAS REAÇÕES DE TRABALHO , INDUSTRIAL E DESLOCANDO O FOCO DA PRODUÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE.

REVOLUÇÃO FRANCESA - INSPIRADA PELOS PRINCIPIOS IUMINISTAS , ESSA REVOLUÇÃO m meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio. O primeiro ano da revolução foi marcado pela proclamação, por membros do Terceiro Estado, do Juramento do Jogo da Péla em junho, pela Tomada da Bastilha em julho, pela aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em agosto e por uma épica marcha sobre Versalhes, que obrigou a corte real a voltar para Paris em outubro. Os anos seguintes foram dominados por lutas entre várias assembleias liberais e de direita feitas por apoiantes da monarquia no sentido de travar grandes reformas no país.

A Primeira República Francesa foi proclamada em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte. As ameaças externas moldaram o curso da revolução. As guerras revolucionárias francesas começaram em 1792 e, finalmente, apresentaram espetaculares vitórias que facilitaram a conquista da Península Itálica, dos Países Baixos e da maioria dos territórios a oeste do Reno pela França, feitos que os governos franceses anteriores nunca conseguiram realizar ao longo de séculos. Internamente, os sentimentos populares radicalizaram a revolução significativamente, culminando com a ascensão de Maximilien Robespierre, dos jacobinos e de uma ditadura virtual imposta pelo Comitê de Salvação Pública, que estabeleceu o chamado Reino de Terror entre 1793 e 1794, período no qual entre 16 mil e 40 mil pessoas foram mortas.2 Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799, quando foi substituído pelo Consulado em 1799, sob o comando de Napoleão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com