TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE FINANÇAS

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DE FINANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 3

AD1-2014-2 FUNDAMENTOS DE FINANÇAS CEDERJ

1ª QUESTÃO (2,0 pontos) Helena, uma analista financeira da Cospel, deseja estimar a taxa de retorno para dois investimentos de riscos similares – X e Y. A pesquisa de Helena indica que os retornos imediatamente anteriores atuarão como estimativa razoável dos retornos futuros. No ano anterior, o investimento X teve um valor de mercado de $ 10.400 e o investimento Y, de $ 10.800. Durante o ano, o investimento X gerou um fluxo de caixa de $700e o investimento Y gerou um fluxo de caixa de $ 500. Os valores atuais de mercado dos investimentos X e Y são $10220 e $ 11.380, respectivamente.

a) Calcule a taxa de retorno esperado sobre o investimento X e Y, usando os dados do ano mais recente.

b) Supondo que os dois investimentos sejam igualmente arriscados, qual deles Adriana deveria recomendar? Por quê?

2ª QUESTÃO (2,0 pontos) A seguir há três pares de investimentos. Assinale qual deles seria sempre preferido por um investidor racional, considerando que estes investimentos são os únicos ao seu dispor:

a) Carteira A k = 19% α= 20%

Carteira B k = 15% α= 20%

b) Carteira C k = 30% α= 36%

Carteira D k = 15% α= 18%

c) Carteira E k = 15% α= 17%

Carteira F k = 15% α= 11%

3ª QUESTÃO (2,0 pontos) O sistema de intermediação é composto por agentes capazes de gerar poupança para investimentos e agentes carentes de capital. Estas transferências de recursos processam-se por meio das instituições financeiras. Assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nas alternativas relacionadas ao Sistema Financeiro Nacional.

a) ( ) Uma característica do banco é a capacidade de interferir nos meios de pagamentos da economia com a criação da moeda escritural. Devido a essa característica, todo o recurso depositado no banco é devolvido ao mercado sob a forma de empréstimo.

b) ( ) Os bancos comerciais e múltiplos são instituições financeiras que atendem a demanda por crédito de tomadores de recursos, sendo que os bancos comerciais e múltiplos têm o mesmo universo de atuação.

c) ( ) A sociedade de arrendamento mercantil e a sociedade de crédito, financiamento e investimento têm como principais fontes de recursos a colocação de debêntures de emissão própria e a colocação de letras de câmbio no mercado, respectivamente.

d) ( ) Associação de Poupança e Empréstimo é constituída sob a forma de sociedades civis sem fins lucrativos que atuam no financiamento imobiliário, sendo voltadas à área habitacional.

4ª QUESTÃO (2,0 pontos) Você foi consultado para opinar na seleção de uma carteira de ativos. Foram-lhe fornecidos os dados que seguem:

Retorno esperado (%)

Ano Ativo A Ativo B Ativo C

2011 9,0 12,0 9,0

2012 10,5 10,5 10,5

2013 12,0 9,0 12,0

Nenhuma probabilidade foi fornecida. Disseram-lhe que pode criar duas carteiras: uma consistindo dos ativos A e B e outra composta dos ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com