TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE GESTÃO GERENCIAL

Dissertações: FUNDAMENTOS DE GESTÃO GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAMENTOS DE GESTÃO GERENCIAL

Montes Claros

2011

1. INTRODUÇÃO

Com alguns conceitos viemos destacar o importante processo sobre fundamentos de administração. Uma das importantes características gerenciais são as habilidades que o administrador possui. Pois são necessárias para atuar nas atividades, principalmente no contexto atual, dinâmico e desafiador. Kantz (apud MONTANA;CHARNOV,2006) classificou as habilidades críticas dos gerentes em três categorias: técnicas (ou opercionais), humanas e conceituais.

Conceitua habilidade Técnica como, a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. A habilidade humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talento. A habilidade conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de idéias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar.

Utiliza-se também a sociologia em uma empresa, para desenvolver fundamentos sociológicos que o possibilitem interpretar as relações sociais, políticas e o ambiente de trabalho nas organizações. Desenvolver a capacidade e a habilidadede de observar, concluir e criticar os valores e comportamentos sociais, de modo a entender a sociedade e a administração em termos estruturais e dinâmicos. Desenvolver o espírito científico no trato das questões sociais da sociedade da qual faz parte. Segundo Max Weber o capitalismo é definido pela existência de empresas cujo objetivo é produzir o maior lucro possível, e cujo meio é a organização racional do trabalho e da produção. É a união do desejo de lucro e da disciplina racional que constitui historicamente, o traço singular do capitalismo; (LIMA,2006).

Outro ponto fundamental é a comunicação e linguagem essencial para um administrador principalmente em se tratando de correspondência empresarial (e-mail, carta comercial e memorando), a comunicação empresarial é a responsável pela imagem da organização perante seu público, interno ou externo; A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da sociedade.Ela é uma necessidade básica do homem, do ser social, e, como tal, comprota duas acepções: a de estabelecer relações entre os seres humanos e a de transmitir mensagens com finalidades intencionais. Tmos como exemplo o correio eletrônico, que é o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia nas empresas, onde são transmitidas informações para clientes, devendo assim utilizar escrita formal, em certos casos como palestras, reuniões e em uma entrevista para determinada função, devemos utilizar a falada culta no decorrer da entrevista.

Perante a filosofia, é indispensável na busca de elementos e critérios para tecer regulamentos e normas; elaborar é próprio da filosofia que é capaz de transpor obstáculos superando o senso comum e promovendo o senso crítico, como uma “teia”, todos esse elementos são agrupados assim formando os fundamentos em administração. Dizia o existencialismo também que o homem é um projeto de si, ou seja, o único capaz de projetar-se. Marx considera essa mesma condição ao afirmar que:

Uma aranha executa auma operações semelhante às do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas atinge tal perfeição que envergonha muitos arquitetos. Mas o que destingue o pior dos arquitetos da melhor das abelhas é que ele projeta mentalmente a construção antes de realizá-la (MARX, apud COTRIM,2002, p. 23).

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Sem a adiministração seria impossivel a existência das organizações, entretanto ao examinarmos por inteiro a adiministração, verificamos que ela é hoje uma área complexa e plena de desafios. O profissional de adiministração necessita ser um especialista, tal a diversificação de áreas específicas, como finanças, recursos humanos, produção, mercadologia etc. Para atingir a eficacia no processo adiministrativo, utiliza-se os três tipos de habilidades conceituada acima, são elas ténicas, humanas, e conceitual. A adequada conbinação dessas habilidades será o caminho do sucesso do adiministrador e, depentendo do seu posicionamento na escala hierárquica, cada uma dessas habilidades terá maior ou menor significado.

O estudo das diversas teorias possibilita desenvolver as habilidades conceituais, sem contudo esquecer as habilidades técnicas e humanas. Cada um desses componentes influencia e são influenciado pelos outros, a sociedade está mais exigente e isso tem acometido também os clientes,fornecedorese concorrentes.

Tudo indica que um número inderterminado de variáveis e de mudanças deverá atingir a administração nas próximas décadas, gerando problemas mais complexos que os atuais. A tarefa administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa será árdua devidos as complicações, serão necessário estudos mais apurados para adoção de novos processos, métodos e formas capazes de vencer tantas barreiras surgindo então um novo modelo de administrador que será de suma importância.

A cada dia que se passa, executando suas funções de administrador seus conhecimentos vão aumentando, pois é praticando que se consegue um melhor resultado nos seus objetivos.

Durkhein era conservadorista do modo de exploração do capitalismo Karl Marx como todos nós sabemos queria o sistema socialista Marx Weber era neutro entre esses dois pensamentos. Destacam-se na obra de Durkheim as características atribuídas ao fato social – a externalidade, que implica a independência ( e auto suficiência ) do fato social em relação às consciências individuais, e a coercitividade, uma vez que condiciona a vida das pessoas (apesar do conflito que existe entre a individualidade e as imposições coletivas). Trata-se o homem como portador de uma pseudo-autonomia. O fato social, na sua definição, expressa a coerção que o meio exerce sobre os “indivíduos perfeitamente inofensivos na maior parte do tempo” (Durkheim, 1995: 05) . Émile Durkheim propõe a passagem de uma sociedade mecânica – na qual o indivíduo tem sua individualidade anulada em relação a coletividade, ocasionando uma dependência que torna o homem um objeto à disposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com