TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Monografias: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 12

1. Quais as primeiras manifestações da escrita? E onde o homem as registrou?

Os primeiros pictogramas com intenção de expressar e de se comunicar pareceram com o homem da pré-história, relatavam seu dia-a-dia, sua caça e sua vida comunitária. As pinturas rupestres são encontradas em todas as partes do mundo, por exemplo, em São Raimundo Morato – Piaui. Nos labirintos das cavernas, das pedras, das rochas, das pirâmides e outros... E aí começamos a encontrar os primeiros sinais da ―comunicação humana

2. Justifique a citação de Feil (1983 p.90) “A escrita é um sistema convencional utilizado por homens com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua história, suas ideias e pensamentos”

A herança cultural passa a depender cada vez mais do desenvolvimento de uma escrita que pudesse ser entendida e assimilada pela humanidade. Assim, toda a sua descoberta e seus feitos tinham que ser relatados não mais só no domínio oral, pois este é falho e não se perpetua, mas sim, de maneira mais eterna, daí, a necessidade de uma escrita mais convencional e de melhor entendimento.

3. Defina o que você entende por gestos e complemente caracterizando a evolução do grafismo.

A primeira forma de comunicação foi através de gestos, mantendo, porém, estreitas relações com a fala. A partir desse vínculo, estabelecem-se as condições de seu aprendizado: da significação à codificação (na escrita) e da decodificação à significação (na leitura), resultando nas formas gráficas e seu significado. As primeiras formas de grafismo foram constituídas por séries de traços, distantes umas das outras, grafadas no osso e na pedra o que leva à hipótese do uso dessas grafias para acompanhar o recitado verbal ritmado. A evolução do grafismo, desde as formas mais primitivas até os sistemas alfabéticos teria passado por três grandes etapas: a primeira é a ideográfica, com sistemas de grafismos simples e abstratos que acompanhavam os recitados orais; a segunda é a pictográfica, com sistemas de figuras simbólicas com temáticas mitológicas que nos referem à atividade discursiva; a terceira é a do grafismo linear, cujas origens se situam na confluência das duas anteriores.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização.

o primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto; o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo. Os dois equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem. ―Ler é reconstituir o sentido do texto de um autor e não apenas identificar o significado dos signos gráficos‖.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

A aquisição da escrita insere-se, portanto, na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel; da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. Da mesma forma, qualquer desenho ou rabisco pode significar, na fantasia criadora da criança, qualquer coisa, sendo um meio de expressão-comunicação com os outros, desde que estes captem e assumam essa fantasia. Na criança, a relação entre a atividade gráfica e a fala evolui no sentido progressivo. No começo, a criança desenha ou rabisca e depois diz o que fez anteriormente.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise e faça um resumo sobre métodos de alfabetização.

Os métodos de alfabetização podem ser divididos, em três períodos de destaque:

Método sintético Parte das unidades menores (letras e sílabas), para depois formar palavras e frases. Analítico parte de uma visão global, para depois deter-se nos detalhes (surgiu do pressuposto de que a percepção da criança é sincrética) e o misto que é a junção entre o sintético e o analítico. Devemos reconhecer os métodos e processos do ensino da leitura e escrita; refletir sobre os aspectos que compõem o processo da alfabetização fala escrita e leitura, implicar em entender as metodologias de alfabetização e como elas evoluem para atender um novo tipo de pessoa letrada.

2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores?

Ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. Na escola são variadas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita. Algumas vezes, o termo “ambiente alfabetizador” tem sido confundido com a imagem de uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como se esta fosse uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. A seleção do material escrito, portanto, deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com os diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas. Nesse sentido, os textos de literatura geral e infantil, jornais, revistas, textos publicitários etc. são os modelos que se pode oferecer às crianças para que aprendam sobre a linguagem que se usa para escrever.

3. Liste cinco ambientes alfabetizadores que você julga importantes para as crianças.

Os mais importantes do dia-a-dia que ajuda na alfabetização é em casa fazendo bilhetes ou regras para que a criança leia, na cozinha pedindo para a criança ajudar com a receita, na brinquedoteca que ela aprende a ler com jogos e livros, na rua com os outdoors e na escola.

4. Leia o texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método” e liste as ideias principais.

Atualmente, a palavra "alfabetização'" está sendo cada vez menos utilizada pelos pedagogos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com