TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO

Monografias: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Em qualquer organização é muito importante o papel do administrador, mesmo que não trabalhe numa empresa, deve agir como empresário transformando recursos em produtos, isto é, em bens e serviços desejados pelas pessoas, a administração faz com que as organizações caminhem em direção a seus objetivos e metas, precisa ter conhecimento dos elementos básicos da administração para agir com êxito no processo de reestruturação de sua empresa.

As empresas precisam estar atualizadas com mercado, isto requer estudos e investimentos. Administrar requer sensibilidade e determinação para programar mudanças na política da empresa. Reestruturar ambientes, métodos de trabalho, promover ações que integrem toda a empresa em buscar de melhores resultados, garantindo a mesma a competitividade que é exigida no dia-a-dia.

Usando os quatro elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle, serão apresentadas propostas de reorganização para a empresa do Senhor Eustáquio, criando novos cargos, revisando cargos já existentes e adotando uma política de crescimento por competências.

2. DESENVOLVIMENTO ESTUDO DO CASO

Planejamento: A empresa do Sr. Eustáquio já está no mercado a mais de 40 anos, mas as empresas não podem trabalhar na base da improvisação, tem que ter planejamento antecipado. O planejamento é a primeira função administrativa, servindo de base para as demais funções, pois no planejamento definimos quais objetivos a atingir e qual caminho para alcançá-los, escolhendo o melhor curso para definir uma ação.

Organização: o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado, obtém, em média desempenho tão superior aos indivíduos, que na maioria dos casos, fica difícil a uma pessoa competir sozinha com aquilo está sendo executado por uma organização, designar as atividades em grupos de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.

Direção: é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas, está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas, ela está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas. As pessoas precisam ser dinamizadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam. A função de direção se relaciona à maneira pela quais os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização. A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores e seus subordinados. Para que o planejamento e a organização sejam eficazes, eles precisam ser dinamizados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação e habilidade de liderança e de motivação.

Desta feita, o Sr. Eustáquio deve analisar melhor a sua direção e se interar mais dos assuntos de seus funcionários, melhores condições de trabalho, melhores benefícios, levando assim, a melhores resultados na produção.

Controle: é a função administrativa que busca assegurar se o planejado, organizado e dirigido cumpriu os objetivos pretendidos, atividade essencial no processo administrativo e têm como objetivo medir e corrigir desvios que foram estabelecidos pelo planejamento além de avaliar o desempenho organizacional. O Mediante descrição dos elementos administrativos, sugiro ao Sr. Eustáquio a aplicação de ferramentas administrativas para melhor controle de sua produção, melhor planejamento, melhor conhecimento do quadro de funcionários, enfim, melhor caminho para tomar decisões, ações.

2.1 PROPOSTAS DE REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

A empresa encontra-se em uma condição financeira equilibrada. Não possui dívidas de longo prazo com fornecedores ou bancos. A liquidez, portanto, é considerada boa. A folha de pagamentos está em dia, mas os baixos salários e a ausência de perspectivas por parte dos funcionários no que diz respeito ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento profissional desmotivaram totalmente a equipe.

A reestruturação visará à criação das áreas de Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing e Produção, usando os quatro elementos: planejamento, organização, direção e controle para cada área e criando também duas ações com cada elemento para todas as áreas, ações essas que servirão para estruturar os novos setores e agregá-los aos objetivos, valores, metas e missão da organização.

Área de Recursos Humanos:

Garantir que a empresa possua um conjunto de Talentos Humanos plenamente identificados com a missão e visão da organização e, conseqüentemente, disposto a ajudá-la a atingir seus objetivos com lucro e responsabilidade social. As descrições de cargo, os procedimentos de recrutamento, o plano de carreira, salário, prêmios e benefícios indiretos, mantendo uma relação saudável entre os funcionários bem satisfeitos e o crescimento da empresa.

Área de Finanças e Contabilidade:

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

É preciso esclarecer que a principal função da contabilidade desenvolver e prover dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição patrimonial, financeira, contabilizando os impostos e encargos, além de prover para a diretoria suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com