TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------4 e 5

2. DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------------6

2.1. VISÃO A SOCIEDADE CAPITALISTA SEGUNDO EMILE DURKHEIN, KARL MARX E MAX WEBER -----------------------------------------------------------------------------6

2.2. EMILE DURKHEIN -----------------------------------------------------------------------------6

2.3. KARL MARX -------------------------------------------------------------------------------------7

2.4. MAX WEBER -----------------------------------------------------------------------------------7

3. COMPARAÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------8

4. ENTREVISTA COM ADMINISTRADOR -----------------------------------------------------9

5. ENTREVISTA COM TRABALHADOR -------------------------------------------------------10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------11

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ----------------------------------------------------------12

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade abordar sobre as habilidades do administrador que são as habilidades técnicas, humanas, conceituais, sobre a visão do ser humano. O conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista para Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx. O conceito de Anomia, Racionalização e Alienação aplicados á categoria trabalho. Sobre a concepção de homem na idade moderna, os níveis de linguagem e uso da às diversas situações de comunicação. Uma pesquisa com um administrador e um trabalhador.

Para o estudo ser cientifico os fatos deverão ser estudados de forma neutra, isto é o pesquisador devera se distanciar para não influenciar no resultado do seu estudo, pois os sentimentos poderão destorcer a realidade dos fatos. O trabalho cientifíco exige a eliminação de qualquer subjetividade, onde os fatos deverão ser encarados como coisas independentes do às pessoas pensam.

A importância da dependência entre pessoas da sociedade vária estudiosos seguiram a Durkeim e desenvolveram o que ficou conhecido como funcionalismo. Temos a sociedade de Max Weber que pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais.

No pensamento de Emile Durkein sobre o individuo é que quando este nasce terá que se adaptarem as normas já estabelecidas sendo elas leis, costumes, línguas e outras. As pessoas obedecem estas leis que são impostas pela sociedade não tendo direito de modificar, quando um individuo não obedece estas leis ou regras este é punido. O sentimento das pessoas pode fugir da realidade dos fatos independente do que o individuo pensar. Durkein criou a divisão de trabalho social onde o individuo se sentia parte de um todo estabelecendo a solidariedade entre os membros da sociedade.

Max Weber a sociedade é compreendida como um conjunto de ações individuais onde é estabelecido algum tipo de comunicação, a partir das ações com outras pessoas Weber estabelece quatro tipos de ação social: Ação tradicional: esta determina um costume ou habito. Ação afetiva: determina afeto ou sentimento. Ação racional com relação de valores: é pela crença, ou seja, valor considerado importante. Ação racional com relação a fins: esta determinada pelo calculo racional que coloca fins. Estas regras para Weber são resultado de um conjunto de ações de cada individuo da sociedade.

Karl Marx desenvolve uma explicação sociológica, onde a economia inglesa construiu filosofia voltada para classe trabalhadora libertando a espécie humana de toda opressão e exploração, onde o capitalismo separou o trabalhador dos meios de produção, onde estes se tornaram propriedade privada, então o trabalhador começa a vender sua força de trabalho

Para sobreviver, onde uma condição para venda chama-se preço=salário. Temos então a diferença de classe para os trabalhadores que defendem seus interesses, para o capitalismo a força de trabalho seria uma mercadoria onde se criava valor e a produção aumentava, com isso economia cresce com cada vez mais lucro e mão de obra.

Concepção de homem na inaugurada na idade moderna

A Idade Moderna se inicia com o movimento cultural do Humanismo que defende uma nova concepção do mundo na qual o homem ocupa um lugar preeminente, sem que em nenhum momento chegue a ser negada a existência e a supremacia de Deus, que continua sendo o criador do universo.

O humanista busca com entusiasmo os textos antigos, cultiva as línguas clássicas e tenta ressuscitar o idealismo platônico frente ao aristotelismo escolástico, afirmando em todo momento o direito do homem de realizar-se no mundo. Uma das tarefas mais importantes do humanismo foi reconciliar o legado da antiguidade greco-latina com a tradição cristã.

O homem dispõe de três vieses de conhecimento: os sentidos (alma animal), a razão dedutiva (alma racional) e a contemplação que permite a alma intelectual intuir o divino. O uso de sua liberdade permite que o homem retorne ao Deus criador ou permaneça no nível dos animais. A maioria dos humanistas se vinculou ao humanismo cristão que afirmava a unidade da cultura humana e a harmonia entre a revelação cristã e a tradição antiga. O humanismo não só teve conseqüências religiosas como também políticas e estéticas, tendo uma influência decisiva sobre o movimento renascentista. As principais causas que motivaram a ascensão.

2. VISÃO A SOCIEDADE CAPITALISTA SEGUNDO EMILE DURKHEIN, KARL MARX E MAX WEBER

2.1. EMILE DURKHEIN

Segundo Durkheim, a Sociologia, como ciência metódica, poderá descobrir as leis sociais, da seguinte forma: a verdadeira Ciência só aparece quando ocorre a perfeita separação entre prática e teoria; o fator social é sempre determinante; deve-se “despir-se” de nossos próprios valores para poder entendê-lo.

A solidariedade é a maneira pela qual as pessoas estão ligadas e unidas, havendo duas formas: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é característica da sociedade pré-capitalista, na qual as ligações são por meio das crenças e costumes, há pouca divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com