TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Tese: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

Para identificar os significados da sociologia e sua contribuição na educação, serão relatados a seguir os pensamentos e as bases teóricas de alguns grandes autores que contribuíram no processo de “pensar na sociedade”.

Durante a leitura deste relatório, a partir da base teórica iremos presenciar a importância da vida social, pois sem a sociedade não há educação, a educação não está isolada, ela está presente num determinado contexto social e histórico. Educação e sociedade estão intimamente ligadas, isto acontece porque somos produtos do meio social em que estamos inseridos, a sociedade e educação anda juntas, nenhuma pode evoluir sem que a outra acompanhe. A sociedade precisa também do sistema educacional para preparar o sujeito que nela vive. A escola está preparando os indivíduos para a vida em sociedade, ela socializa o sujeito e prepara-o para viver em sociedade.

A sociologia ajuda a pedagogia a estabelecer as devidas ligações entre a sociedade e a educação. Sua função é baseada na argumentação, reflexão, análises e críticas.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA – 1.

Faz parte do papel da sociologia investigar a constituição e o funcionamento das instituições, o comportamento e as crenças dos indivíduos e das sociedades.

Para conhecer as principais discussões da Sociologia da Educação é preciso estudar e entender o embasamento teórico de alguns grandes sociólogos que contribuíram com este papel.

Começamos por Auguste Comte e Emile Durkheim, estes autores discutem o nascimento da Sociologia e sua estruturação como ciência.

Para Comte, os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos as leis gerais como exemplam as leis da física, a vida em sociedade poderia ser prevista a partir de certas regras físicas. Ele teceu algumas considerações pedagógicas sobre a importância, a proposta e o papel da educação positivista. O positivismo é um marco importante no pensamento de Comte e consiste em uma forma de pensar, uma filosofia que acredita na existência de um caminho, uma ordem para que cada sociedade evolua e alcance o progresso.

No campo da educação o pensamento era positivista e dividida em dois níveis: a educação espontânea que era a educação familiar, voltada à formação moral, materna; e a educação pública e sistemática, que ocorre por meio de filósofos – educadores após a formação moral inicial.

Já Durkheim consolidou a sociologia como ciência, se empenhou em fazer da sociologia uma ciência independente e com método próprio. Afirmava que em cada contexto social existem diferentes tipos e fatos sociais, as pessoas reproduzem estes fatossociais, por isso,são diferentesentre si.No campo da educação, a escola era vista como um instrumento de regulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com